TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

ORÇAMENTO EMPRESARIAL – CONCEITO

ORÇAMENTO - O QUE É?

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

PLANO ESTRATÉGICO

Exemplo: suponhamos que o objetivo estratégico da empresa seja dobrar o valor da participação de seus acionistas nos próximos cinco anos.

Em seguida, é desenvolvido o plano estratégico propriamente dito, ou seja, o conjunto de ações necessárias à realização do objetivo estratégico. Este plano estratégico pode ser feito interna ou externamente. Neste último caso, a empresa contrataria uma empresa de consultoria para executar este trabalho. Ao final desta etapa, a empresa estará em condições de comunicar aos diversos departamentos gestores as políticas e as metas com as quais deverão trabalhar.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados. A adoção de uma estratégia deste tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício.

As empresas que elaborem os seus orçamentos com base unicamente no seu histórico revelam uma tremenda falta de objetivos. Em suma, quem não conhece o seu rumo, não tem ventos favoráveis. Uma vez delineados os objetivos estratégicos, que têm necessariamente que ser quantificados e pressupõem um consciência plena da situação em que a organização se encontra, ficarão a cargo da diversas áreas operacionais as iniciativas, regidas pelos planos de atividade.

O orçamento, resultará precisamente do somatório destes planos de atividade(que o Wellington disse), sendo que este período é vulgarmente designado por período de consolidação orçamental. Entende-se assim a necessidade de haver envolvimento pleno e coordenado de toda a organização na elaboração do Orçamento. Em síntese, um orçamento é um processo multi cíclico que culmina no equilíbrio entre os objetivos estratégicos, as iniciativas e os meios financeiros adequados à execução do mesmo. Um orçamento equilibrado pressupõe realismo, no sentido de não ser demasiadamente modesto, promovendo a desmobilização, nem demasiadamente irreal e inatingível, o que implica enorme sensibilidade de quem o elabora.

Desta forma, um orçamento é um instrumento de gestão. É um instrumento de implementação da estratégia da empresa. É um instrumento de motivação, de comunicação e de avaliação.

A importância do Orçamento para as empresas.

A prática do orçamento empresarial é uma das técnicas administrativas bastante utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais.

O orçamento tem uma missão muito importante, pois é um plano que está contido os recursos (materiais, horas trabalhadas ou recursos financeiros) .A empresa quer ela seja pequena, média ou grande sempre existe um planejamento por mais simples que seja com visão.

Uma empresa sem planejamento tem muitas dificuldades uma delas, por exemplo, é gasto desnecessário com matéria-prima.

É através do orçamento que se estabelece metas com a equipe, dando assim uma visão, mas clara e objetiva da onde a empresa quer chegar. Quando se trabalha sem o orçamento, trabalha-se pensando somente no faturamento e não é muito raro as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos da empresa.

Um verdadeiro orçamento envolve todos os funcionários da empresa, principalmente gerentes e supervisores, pois são estes que farão acontecer.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL - Desenvolvimento

Para criar um orçamento, primeiramente é necessário levantar as origens de recursos da empresa, isto é, seus custos despesas e investimentos.

Qualquer orçamento, salvo os orçamentos iniciais de uma entidade (quando meras projeções de um negócio ou atividade futura) baseia-se em fatos ocorridos no passado que permitem um mínimo de previsibilidade.

PREVISÃO DE VENDAS:

Para previsão de vendas, se utilizará a contabilidade como indicativo:

1. Qual o nível histórico de vendas (valores nominais, em R$)?

2. Qual a sazonalidade do negócio?

3. Qual a representatividade dos novos negócios (ou produtos) já concretizados?

4. Etc.

PREVISÃO DE COMPRAS:

Uma vez definido o nível de vendas orçado, estima-se o nível de compras necessário para a tal volume de negócios.

NÍVEL DE COMPRAS:

Assim como as vendas, as compras sofrerão influências, tais como:

1. Nível de preços decorrentes dos ajustes de tabela dos fornecedores.

2. Variação de volume, em função de variação de volume de vendas físicas (unidades).

3. Variação de volume, em função de maior/menor estocagem.

Comecemos pelo ajustes de preços de compras.

VARIAÇÃO DE PREÇOS NAS COMPRAS :

A inflação interna da empresa é diferente da inflação oficial (medida por índices como o IGP-M da Fundação Getúlio Vargas, INPC do IBGE, etc.).

Alguns preços podem ser indexados ao câmbio (dólar, euro), pois correspondem a produtos importados ou cotados em bolsa de mercadorias internacionais (como soja).

Outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com