TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: Orçamento Empresarial

Ensaios: : Orçamento Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

O Orçamento Empresarial é muito importante dentro de uma empresa independente de seu porte ou ramo de atividade pois ele possui o ato de planejar e estimar o ganho, despesas e investimentos .

O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário, pois o orçamento empresarial é muito importante para a tomada de decisão .

Antigamente, o orçamento limitava-se aos gastos referentes às despesas, atualmente é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização. O orçamento pode ser definido como um instrumento de planejamento e controle onde as empresas buscam planejar com antecedência permitindo aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançadas.

A elaboração de um orçamento é de acordo com o exercício contábil que pode ser qualquer período, isso é mais que uma tarefa matemática é uma tarefa gerencial. Os gerentes dos departamentos devem encontrar a melhor maneira de trabalhar em conjunto visando atingir bons resultados para a empresa, seus funcionários e clientes, assim os resultados atingidos são comparados com os orçamentos.

Algumas variações acontecem de maneira regular dentro dos parâmetros determinados já outros merecem atenção, mesmo que a empresa esteja com a meta alcançada não quer dizer que o processo está finalizado. A empresa com o passar do tempo precisa sempre se aperfeiçoar e se aprimorar. O objetivo orçamentário é coordenar, controlar e avaliar as operações da empresa, assim pode se dizer que o orçamento é o pilar da empresa. Os principais tipos de orçamentos são; orçamentos globais e parciais, orçamento a curto e longo prazo, orçamento periódico e contínuos e orçamentos flexíveis ou variáveis todos possuem características diferentes, mas tem como objetivos atingir os resultados esperados.

O orçamento parcial aborda orçamento de venda, orçamento de despesas administrativas ou orçamento de caixa. Já o orçamento global permite a composição antecipada de um balanço e um demonstrativo de lucros e perda do exercício.

Orçamento de curto e longo prazo já depende da necessidade das operações da empresa onde se qualifica curto prazo operações de um ano ou menos e longo prazo mais de um ano.

Orçamento periódico ou continuo depende do ramo da atividade da empresa se existir certa segurança nas previsões a período próximo usa periódica e se a atividade não prevê situações futura usa a continua.

Orçamentos flexíveis ou variáveis serve para os administradores entender a variação entre o orçamento e o desempenho real da empresa Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.

Um orçamento geral é composto das seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de matérias primas; orçamento de mão de obra direta; orçamento de custos indiretos de fabricação; orçamento do custo de produção e do custo de vendas; orçamento de despesas comerciais e administrativas; orçamento do fluxo de caixa; orçamento do resultado; orçamento do balanço patrimonial.

Orçamento de venda é previsão de vendas tem como ponto de partida do orçamento empresarial, que se constitui um plano de vendas futuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com