TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento de capital técnico

Tese: Orçamento de capital técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

Grupo 2

Técnicas de orçamento de capital:

Após a conclusão do desenvolvimento dos fluxos de caixas relevantes da empresa, acontece a determinação se o projeto é aceitável ou fazer uma classificação de projetos, sendo que há diversas técnicas para realizar essa analise, as quais: integração de procedimentos de valor do dinheiro no tempo, considerações quanto a risco e retorno e conceitos de avaliação para selecionar investimentos de capital condizentes com o objetivo da empresas de maximizar a riqueza dos proprietários.

Períodos de payback:

O payback refere-se a consideração do tempo do investimento, o que é importante para investimentos de risco elevado, sendo assim este método visa calcular quanto tempo o investidor irá precisar para recuperar o investimento realizado. O payback pode ser simples ou descontado, a diferença entre os dois é a consideração da taxa de juros e fato de que nem sempre os fluxos de caixa esperados são constantes.

As vantagens do payback (não considera o dinheiro no tempo) simples, são: 1) fácil compreensão, 2) consideração da incerteza dos fluxos de caixa mais distantes, 3) tendência em mostrar a liquidez, ou seja, quanto mais curto o tempo do retorno maior a liquidez do projeto, consequentemente apresentará menor o risco, 4) demonstra o ponto de equilíbrio contábil de um projeto. E as desvantagens são: 1) desconsideração do valor do dinheiro no tempo, 2) exige um período de escolha, 3) ignora os fluxos de caixa além da data de corte, 4) comete erros graves projeto de longo prazo por desconsiderar o valor do dinheiro no tempo.

O payback descontado considera o valor do dinheiro no tempo, através da cobrança de taxas de juros, e assim como o simples apresenta desvantagens, são elas: 1) Não se preocupa com os possíveis fluxos de caixa após a recuperação do investimento, 2) erro ao descontar os fluxos de caixa por não se importar com as sobras dos investimentos, 3) Determinar o período de Payback é variável, pois para que o Payback seja o desejado pode incorrer em taxas de juros que não são as praticadas pelo mercado.

Quando usamos o período de payback para tomar decisão de aceitação-rejeição, aplicam-se os seguintes critérios de decisão:

• Se o período de payback for menor do que o período máximo aceitável de playback, aceitar o projeto.

• Se o período de payback for maior do que o período máximo aceitável de payback, rejeitar o projeto.

O período máximo e definido pela diretoria da empresa, este valor e fixado com base numa serie de fatores como tipo de projeto, percepção do risco do projeto e relação percebida entre o período de payback e o valor da ação.

Valor Presente Liquido (VPL):

O valor presente líquido considera o valor do dinheiro no tempo, é também considerada uma técnica sofisticada de orçamento de capital, todas essas técnicas descontam os fluxos de caixa da empresa a uma taxa especificada. Essa taxa é chamada taxa de desconto, retorno requerido, custo de capital ou custo de oportunidade, consiste no retorno mínimo que o projeto precisa proporcionar para manter inalterado o valor de mercado da empresa.

Assim podemos concluir que o VPL serve para calcular a atratividade de investimentos, se compensa ou não investir em uma empresa já que existem vários investimentos disponíveis no mercado. Para que o investimento seja atrativo o VPL deve ser maior que 0, ou igual a 0 (são interessantes tanto o investimento na empresa quanto no mercado financeiro), quando VPL é menor que 0 compensa investir no mercado financeiro.

Valor Presente Liquido (VPL) na HP 12-C:

Para se efetuar cálculos de VPL na HP-12C, deve-se considerar:

• CFo: valor do investimento inicial (negativo);

• CFj: é a seqüência de fluxos de caixa;

• I: taxa de atratividade;

• NPV: valor presente liquido;

• Nj: número de vezes que a parcela se repete.

Taxa Interna de retorno (TIR):

A taxa interna do retorno é uma técnica sofisticada de orçamento de capital,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com