TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lusíadas

Artigo: Os Lusíadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho sobre Os Lusíadas:

O poema foi escrito por Luís de Camões e publicado em 1572, durante o Renascimento de Portugal. A obra é composta de 10 cantos, repartidos em 1.102 estrofes em oitava-rima (oito versos) e decassílabos.

Além de narrar o caminho para a descoberta das Índias, o poema fala sobre as grandes navegações, o império português no Oriente, os reis de Portugal. Em paralelo, desenvolve-se também uma história mitológica, envolvendo lutas entre os deuses do Olimpo: Vênus e Marte, Baco e Netuno.

Divisões da obra:

1. Proposição (Canto I, Estrofes 1 a 3) Apresentação da matéria a ser cantada: os feitos dos navegadores portugueses, em especial os da esquadra de Vasco da Gama e a história do povo português.

2. Invocação (Canto I, Estrofes 4 e 5) O poeta invoca o auxílio das musas do rio Tejo, as Tágides, que irão inspirá-lo na composição da obra.

3. Dedicatória (Canto I, Estrofes 6 a 18) O poema é dedicado ao rei Dom Sebastião, visto como a esperança de propagação da fé católica e continuação das grandes conquistas portuguesas por todo o mundo.

4. Narração (Canto I, Estrofe 19 a Canto X, Estrofe 144) A matéria do poema em si. A viagem de Vasco da Gama e as glórias da história heróica portuguesa.

5. Epílogo (Canto X, Estrofes 145 a 156) Grande lamento do poeta, que reclama o fato de sua "voz rouca" não ser ouvida com mais atenção.

O tema principal da obra é a viagem de Vasco da Gama as Índias, essas aventuras representam todo o povo português, assim como também é relatada a história de Portugal, seus navegadores, reis passados e até temas mitológicos cantados todos em versos decassílabos. Seus principais episódios são:

Inês de Castro: se trata da história do amor proibido da moça pelo príncipe Dom Pedro, o povo ao saber de seu envolvimento com o príncipe revolta-se e pressiona o Rei Dom Afonso (pai de Dom Pedro) a executar a jovem, D. Pedro então inicia uma vingança sangrenta contra os executores e coroa o cadáver de Inês, sendo conhecida como ‘’rainha morta’’ após o acontecido.

O Velho do Restelo: trata-se sobre um relato, o qual um velho profere um discurso poderoso contra as empresas marítimas de Portugal as quais ele considera uma ofensa aos princípios cristãos, pois a busca de fama e glória em terras distantes contraria a vida de privações pregadas pela doutrina católica.

O Gigante Adamastor: O gigante apaixona-se pela ninfa Tétis, a qual o rejeitará, Peleu então (marido de Tétis) transforma o gigante em pedra. O mesmo também aparece quando Vasco da Gama e sua tripulação se dirigem ao Cabo das Tormentas, personificado pela figura de Adamastor.

Ilha dos Amores: representação figurada do Cabo da Boa Esperança, que simboliza os perigos e tormentas enfrentados pelos navegadores lusitanos no caminho da Índia. Adamastor é o próprio Cabo, que foi transformado em rocha pelo deus Peleu, como vingança por ter seduzido sua esposa, a ninfa Tétis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com