TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Novos hábitos De Consume Da Classec

Dissertações: Os Novos hábitos De Consume Da Classec. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Acompanhar a historia da ciência e do conhecimento humano não é uma tarefa fácil, pois ela se surpreende a cada dia, a cada pesquisa. Antes entender a ciência era uma tarefa fácil, uma coisa obvia que estava na nossa frente e que com um olhar facilmente poderíamos descobrir aquilo que queríamos saber, mas com o passar do tempo seres humanos como nós tiveram a curiosidade de saber o que esta além da terra, ou seja, o que esta no universo, a partir desse exato momento a ciência tomou-se outro rumo, após essa mudança na ciência o conhecimento humano também se engrandeceu e com ele surgiram os quatro tipos de conhecimento, cada um deles de uma forma diferente, mais com todo o sentido pois O conhecimento humano está totalmente ligado a sua realidade e provém da relação do homem com o meio em que vive. O homem procura entender o ambiente em que vive como uma forma de explicar os fenômenos das relações existentes entre ele e o seu desejo, objetivo, realidade, ou a sua razão. E a forma com que busca entender passa por vários caminhos, e são esses caminhos denominados de tipos de conhecimento humano.

A Ciência e o Conhecimento Humano

Ao se tratar do contexto acerca do assunto ciência e Conhecimento Cientifico deve se lembrar de que envolve informações em várias áreas, ou seja: empírico, filosófico, religioso, artístico e técnico. Etimologicamente, ciência significa conhecimento, porém muitos tipos de conhecimento não pertencem à ciência como conhecimento vulgar e outros.

A Ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimentos objetivos, racional, sistemático, geral, verificável e falível. A Ciência é fruto da tendência humana para procurar explicações válidas, para questionar e exigir respostas e justificativas convincentes. Este dinamismo questionador peculiar ao espírito humano já se manifesta na primeira infância, quando a criança multiplica suas indagações sobre coisas, chegando mesmo a embaraçar os adultos.

Já o conhecimento Científico é diferentemente do conhecimento vulgar, pois ele não atinge simplesmente os fenômenos na sua manifestação global, mas atinge em suas causas, na sua constituição íntima, caracterizando-se dessa forma, pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer com segurança eventos futuros. O Conhecimento Científico é objetivo porque descreve a realidade independente dos caprichos do pesquisador.

É racional porque se vale, sobretudo, da razão e não da sensação ou da impressão para chegar aos resultados. O Conhecimento Científico é uma expressão que lembra laboratório, pesquisa, trabalho metódico, sistemático e não faz associações com inspirações, mística, artística, religiosa ou poeta, é uma expressão que evidencia o caráter de autoridade de respeitabilidade que falta no conhecimento vulgar.

Portanto é privilegio de especialistas das diversas áreas da ciência, pois nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas, válida para todos os casos que venham a ocorrer nas mesmas condições. Esse resultado surge partir de um conjunto de processo obtido pelo homem, como tal é passível de interpretações incompletas ou não consistentes por muito tempo, onde se ressalta que o conhecimento científico pode ser reformulado e reinterpretado a qualquer tempo.

O conhecimento humano pode ser definido de varias maneiras. Na pratica como o processo pelo qual se determina a relação entre o sujeito e o objeto. Esta definição deixa entrever que pode haver vários tipos de conhecimento: O conhecimento popular, o conhecimento religioso, o conhecimento cientifico e etc.

O conhecimento popular é aquele baseado na experiência cotidiana da espécie, transmitido de geração para geração e na maioria das vezes relacionado às práticas que possibilitam ou facilitam sua sobrevivência. Em filosofia este conhecimento poderia ser definido, em um sentido amplo, como o atributo geral que tem os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida de sua organização biológica e no sentido de sua sobrevivência.

Outro tipo de conhecimento baseia-se na necessidade humana de tentar compreender e ou explicar que lhe parece incompreensível. A religião, que traduz esse tipo de conhecimento pode ser definida como a crença na existência de uma força ou forças naturais, no geral consideradas criadoras do Universo e que como tal devem ser adoradas ou obedecidas. No entanto, qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética ou metafísica, faz também parte desse tipo de conhecimento. É, portanto, um tipo de conhecimento não passível de avaliação real, de comprovação ou de desmentido.

Por outro lado, o conhecimento que consiste na apropriação do objeto pelo pensamento, por metodologia apropriada, a obtenção de uma percepção clara de representação completa, de definição e analise dos fenômenos naturais é o que filosoficamente se define como conhecimento cientifico.

Todo pensamento se baseia em uma representação. É assim que nossa percepção traduz o mundo e a memoria que temos dele resulta dos sinais que se fixam no intelecto.

O homem tem uma profusão de representações da realidade que podem ser magicas, poéticas, ideológicas, cientificas ou outras e podem se consubstanciar em um sistema filosófico, uma religião, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com