TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Três Tipos De Welfare State Segundo Esping-Andersen

Exames: Os Três Tipos De Welfare State Segundo Esping-Andersen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  4.537 Visualizações

Página 1 de 2

Os três tipos de Welfare State segundo Esping-Andersen

Welfare State liberal – onde predomina a assistência aos comprovadamente pobres ,reduzidas as transferências universais de previdência social . Os benefícios atingiam a clientela de baixa renda ,a classe trabalhadora e os dependentes do estado.

O progresso da reforma foi limitado pelas normas tradicionais liberais. Os limites do bem estar social equiparam-se à propensão à opções pelos benefícios em lugar do Estado.

O Estado encoraja o mercado a garantir o mínimo ao subsidiar os esquemas privados de previdência .Esse tipo de regime minimiza o efeito da desmercadorização , contém efetivamente o domínio dos direitos sociais e edifica uma ordem de estratificação que mistura igualdade relativa da pobreza entre os benefícios do Estado , serviços diferenciados pelo mercado pelas maiorias e um dualismo de classes entre as camadas sociais.

2. Corporativismo estatal foi ampliado para atender a nova estrutura de classe “pós industrial “ Nestes welfare states conservadores e fortemente corporativista a obcessão liberal com a mercadorização e a eficiência do mercado nunca foi marcante. E com isso a concessão de direitos se tornou algo com controvérsias .O que predominava era a preservação das diferenças de status, onde os direitos estavam ligados. Esse corporativismo estava pronto para substituir o mercado enquanto provedor de benefícios sociais . Por isso a previdência e os benefícios ocupacionais extras desempenham um papel secundário . Os regimes corporativistas são também moldados pela igreja comprometidos com a preservação de família tradicional. O papel da mulher dentro de casa é reforçado ,Creches e serviços semelhantes são subdesenvolvidos , o principio de subsídiaridade serve para que o Estado só intervenha quando a capacidade da família servir seus membros se exclui.

3 .Social- democrata

Compõe –se de naçõe sonde princípios de universalismo de desmercadoização dos direitos sociais estenderam-se ás novas classes medias , nestas nações a Social- democrata foi claramente a força dominante por trás da reforma social. Ao invés de tolerar um dualismo entre Estado e mercado entre a classe trabalhadora e a classe média os social democratas buscaram o Welfare statesque promovesse a igualdade com melhores padrões de qualidade e não somente de necessidades mínimas . isso implicava em que os benefícios e serviços fossem elevados até mesmo compatíveis com gastos mais refinados das novas classes-médias e em segundo lugar que a igualdade fosse concedida garantindo aos trabalhadores total participação na qualidade dos direitos desfrutados pelos mais ricos.Esse tipo de regime adota o pleno emprego como pratica de bem- estar social , para manter esse sistema solidário, desmercadorizante e universalista é preciso minimizar os problemas sociais e maximixar os rendimentos , tendo um maior numero de pessoas trabalhando e um mínimo de pessoas dependentes do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com