TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WELFARE STATE

Exames: WELFARE STATE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do texto: As Políticas Sociais e a experiência do Welfare State.

A crise de 1929/1932 marcou uma mudança substantiva no desenvolvimento das políticas sociais nos países capitalistas da Europa ocidental. A primeira grande crise do capital, com a depressão de 1922-1932, consolidou a convicção sobre a necessidade de regulação estatal para seu enfrentamento.

O chamado “consenso do pós guerra”(mishra,1995) permitiu o estabelecimento de uma aliança entre classes, o que só viabilizou-se devido ao abandono, por boa parte da classe trabalhadora, do projeto de socialização da economia. As alianças entre partidos de3 esquerda e direita também asseguraram o estabelecimento de acordos e compromissos que permitiram a aprovação de diversas legislações sociais e a expansão do chamado welfare state.

São três períodos que marca a “idade de ouro” das políticas sociais: a primeira é o crescimento do orçamento social em todos os países da Europa que integravam a OCDE; a segunda é o crescimento incremental de mudança demográfica, expresso pelo aumento da população idosa nos países capitalistas centrais, que ampliou os gastos com aposentadorias e saúde, e pelo aumentro da taxa da população economicamente inativa que mudou a relação contribuinte(ativo) e usuário das pensões (inativo); e o terceiro é o crescimento seqüencial de programas sociais no período.

Welfare States (Estado de Bem Estar Social): surgiu no momento da grande depressão 1930. Resumidamente, trata-se do Estado como grande provedor das necessidades sociais (ao contrário da privatização e do terceiro setor). O Estado faz assim (dentro do welfare states) porque considera isso um grande investimento no capital humano. Investe pesado em políticas sociais (é claro, para manter a ordem capitalista). Isso é só a essência deste modelo de proteção social.

D

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com