TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os modelos tradicionais do currículo restrigiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo

Artigo: Os modelos tradicionais do currículo restrigiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Teorias

Tradicional Teorias

Críticas

Os modelos tradicionais do currículo restrigiam-se à atividade técnica de como fazer o currículo. Desconfiavam do status quo, responsabilizando-o pelas desigualdades e injustiças sociais.

Teorias de aceitação, ajuste e adaptação. Teorias de desconfiança, questionamento e transformação social.

Desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que é o currículo. O importante não é desenvolver técnicas como fazer currículo, mas compreender o que o currículo faz.

slide4 - Qual o conceito de ideologia utilizado por Althusser nas subseqüentes teorizações críticas da educação e do currículo?

Resposta: Para Althusser a ideologia é a reprodução das classes capitalistas. A permanência da sociedade capitalista depende da reprodução de seus componentes econômicos (meios de produção) e da reprodução de seus componentes ideológicos.

5 – Segundo Althusser, como a escola, direta ou indiretamente, transmite a ideologia?

Resposta: A escola atua através do seu currículo de forma mais direta, e das matérias onde à ideologia pode adentrar, usando o desejo das estruturas sociais.

De forma indireta, atua através das disciplinas técnicas.

6 - A partir da “contribuição” dos economistas estadunidenses (Bowles e Gintis), em relação à conexão entre escola e produção, responda:

a) Qual o papel da Escola?

Resposta: A escola contribui para espelhar (refletir, no seu funcionamento) as relações sociais no trabalho.

b) Como a escola reproduz as relações sociais?

Resposta: Dirigida aos trabalhadores subordinados, tendem a privilegiar as relações sociais onde os estudantes aprendem à subordinação e as escolas dirigidas aos trabalhadores de nível superior da escola ocupacional, fornecendo relações sociais onde oportunizam práticas, atitudes de comando e autonomia.

5 slide

7 - Segundo Bordieu e Passeron “a dinâmica da reprodução social está centrada no processo de reprodução cultural” (pág. 34). Qual a argumentação utilizada pelos autores que justificam tal afirmação?

Resposta: É através da reprodução cultural dominante que a reprodução mais ampla da sociedade fica garantida. A cultura que tem prestígio e valor social é justamente a cultura das classes dominantes como: seus valores, os hábitos, os costumes e o comportamento da classe dominante.

8- Qual a relação estabelecida entre a escola, a educação e o currículo no processo de dominação cultural, a partir das análises de Bourdieu e Passeron?

Resposta: A escola funciona como um mecanismo de exclusão e instrumento de dominação. O currículo da escola é baseado na cultura dominante que se expressa pelos seus próprios códigos.

9 - Qual a proposta de Bourdieu e Passeron por meio da utilização do conceito de pedagogia racional?

Resposta: Propõe que as crianças das classes dominadas tenham a mesma educação das pertencentes à classe dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com