TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais tipos de alergia

Seminário: Os principais tipos de alergia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Seminário  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

Os principais tipos de alergia

- Alimentos

- Pele

- Respiratórias

- Medicamentos

- Insetos

- Pelos de animais

ALERGIA DE ALIMENTOS

Alergia alimentar é uma reação alérgica a algum componente presente num determinado alimento. Em geral ela tem início na infância, e ocorre mais facilmente em indivíduos cuja família possua casos de alergia como a rinite alérgica ou asma, por exemplo. É comum que crianças com alergia alimentar apresentem também outras doenças alérgicas à medida que crescem e por isso é importante permanecer atento.

Sintomas da alergia alimentar.

Os sintomas da alergia alimentar podem ser.

Placas vermelhas ou erupção cutânea que pode ser generalizada ou localizada;

Inchaço dos lábios e da língua, dificuldade respiratória, náusea, vômito ou diarréia, enxaqueca.

O que causa alergia alimentar?

Saber o que causa alergia alimentar é importante para evitar o consumo deste alimento por toda a vida, já que esta condição não tem cura. Os alimentos que mais facilmente provocam alergia são: leite, ovo, amendoim, soja, trigo, nozes e mariscos. E é muito comum que indivíduos que têm alergia a algum determinado alimento também tenha alergia a outros, como mostra a tabela:

Diagnóstico de alergia alimentar

O diagnóstico da alergia alimentar pode ser feito com o teste cutâneo ou com os testes de provação oral de pequenas doses do alimento.

Tratamento para alergia alimentar

O tratamento para alergia alimentar deve ser feito com a exclusão do alimento que provoca alergia da alimentação do indivíduo por toda a vida. O que quer dizer que, se por exemplo o indivíduo têm alergia a ovo ele não poderá comer nenhum alimento que seja preparado com ovo como pão ou bolo, por exemplo.

Além da interrupção do alimento envolvido, o tratamento deve estar voltado para o alívio do sintoma desencadeado pela alergia alimentar, o que pode ser feito com a toma de um anti-histamínico. Os casos mais graves deverão ser mantidos sob observação contínua até o alívio dos sintomas, em contrário deverão ser hospitalizados.

ALERGIA NA PELE

A alergia na pele é uma reação inflamatória a uma substância estranha ao organismo que, geralmente, provoca coceira, vermelhidão, descamação e presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, em um local do corpo ou pelo corpo todo.

O tratamento da alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e envolve o uso de medicamentos anti-histamínicos e corticoides em comprimidos, xaropes, cremes ou pomadas.

Sintomas de alergia na pele

Os sintomas de alergia na pele podem ser: Coceira, vermelhidão, descamação da pele,

presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.

A alergia na pele pode-se manifestar com todos ou alguns destes sintomas. Para aliviar os sintomas de alergia na pele, é importante manter a pele bem hidratada e utilizar produtos com agentes calmantes, como camomila ou alfazema, de forma tópica, para aliviar o desconforto, além de evitar o contato com o agente causador.

PRINCPAIS CAUSAS

A alergia na pele pode ser causada por: picadas de insetos, intoxicação alimentar, alergia a medicamentos, contato com plantas, substâncias ou materiais irritantes, como pelos de animais, por exemplo. O pólen e os ácaros raramente causam reações alérgicas na pele.

O DIAGNÓSTICO DE ALERGIA ALIMENTAR :

O diagnóstico depende da interpretação conjunta da história clínica minuciosa, dos dados do exame físico acompanhados dos exames laboratoriais.

Na história clínica, são importantes as informações sobre os alimentos ingeridos. Em algumas situações é possível correlacionar o surgimento dos sintomas com a ingestão de determinado alimento, em outras o quadro não é tão evidente. O chocolate raramente causa alergia,quando isto acontece, torna-se necessário pesquisar alergia ao leite de vaca ou à soja, usados em sua fabricação.

Uma história precisa é importante para determinar o "timing" da ingestão e o aparecimento dos sintomas, o tipo de sintomas, os alimentos que possam estar causando o problema, e o risco de atopia (ter vários tipos de alergia). A eliminação de um alimento fortemente suspeito durante algumas semanas é geralmente usada na prática clínica para auxiliar no diagnóstico de alergia alimentar. Há a necessidade de testes diagnósticos confiáveis para a alergia alimentar.

Tratamento para alergia na pele

O tratamento para alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e pode ser feito com anti-histamínicos e corticoides em forma de comprimidos ou xaropes. O tratamento também deve ser feito com uma pomada para alergia na pele para diminuir a coceira e a vermelhidão.

Alergia respiratória

A alergia respiratória é uma resposta exagerada do sistema imune a substâncias como pó, pólen, poluição e fumaça, por exemplo, provocando doenças como rinite, asma ou sinusite.

Geralmente, a alergia respiratória é mais comum em alguns indivíduos com predisposição genética, surgindo na Primavera ou Inverno, devido à diminuição da umidade e ao aumento da concentração destas substâncias no ar.

Para tratar a alergia respiratória o indivíduo pode tomar remédios para alergia, como Cetirizina, evitar locais poluídos e beber bastante água.

Sintomas da alergia respiratória

Os sintomas da alergia respiratória podem ser: tosse seca, espirros frequentes; corrimento nasal, coceira nos olhos, nariz ou garganta, dor de cabeça; olhos lacrimejando.

Estes sintomas podem aparecer em separado e, normalmente, a alergia respiratória não dá febre.

Os sintomas de alergia respiratória no bebê são semelhantes e devem ser observados por um pediatra, para iniciar o tratamento adequado.

PRINCIPAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com