TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE SÓDIO

Monografias: PADRONIZAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE SÓDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 3

PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO HIDRÓXIDO DE SÓDIO

1 INTRODUÇÃO

Através da padronização de solução de hidróxido de sódio por analise volumétrico que consiste na concentração desconhecida de uma solução,com a adição de um titulante e outra solução titulada,deve-se acompanhar o procedimento até seu final,ou seja até chegar ao seu ponto de equivalência.

O indicador e as condições experimentais devem ser selecionadas de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequeno quanto possível.nos experimentos o ponto em que acontece a mudança visual chamamos de ponto final da titulação.Em analise volumétrica a reação deve ser simples,praticamente instantânea deve haver mudança de energia livre existir um indicador e ser de alta precisão para se obter as soluções padrão,possibilitando encontrar a concentração em quantidade de matéria da solução de hidróxido de sódio.

2 OBEJETIVO

Determinar a real concentração de uma solução de hidróxido de sódio através de uma solução de biftalato de potássio, e identificar o teor de pureza.

3. MATERIAIS E REAGENTES

Tabela 1. Materiais e reagentes utilizados na prática.

Materiais Reagentes

Bureta de 25 mL.

Erlenmayer de 250 mL.

Proveta de 100 mL.

Proveta de 200 mL

Balão volumétrico de 250 mL.

Vidro de relógio

Espátula

Béquer

Suporte e garra.

Pipeta Graduada. De 10ml.

Conta gotas.

Pêra.

Balança analítica. Água destilada.

Solução de NaOH .

Solução de KHC8H4O4.

Indicador de Fenolftaina.

4 PROCEDIMENTO

Após o preparo da solução de biftalato iniciaremos outra fase desse procedimento. Com uma bureta de capacidade de 50 mL, aparada em um suporte, preenchemos a mesma com solução de NaOH, preparada nas primeiras etapas desse experimento, descrito no item 3.1 desse relatório. Colocou-se o balão volumétrico debaixo da ponta da bureta. Em seguida a torneira da bureta é aberta, a fim de deixar que a solução de NaOH goteje no balão repetidamente. Quando analisado o final da titulação, qual a solução de biftalato, qual foi adicionado NaOH, ganha uma coloração no tom rasa.

1 - Em um vidro de relógio pesamos 1,020g de NaOH para cada 250mL de solução preparada.

Padronização da solução de NaOH

2 – Pesamos em um vidro de relógio 0,514g de biftalato de potássio seco.

3 – Dissolvemos 0,514 g de biftalato de potássio em de 75 mL de água destilada em um béquer depois colocamos toda solução no Erlenmayer e adicionamos 2 gotas de solução de fenolftaleína

4 - Depois colocamos debaixo da bureta que continha um volume de 50,0 ml de solução de NOH, e deixamos a solução NOH pingar aos poucos ate a solução pegar a tonalidade rósea e anotamos o volume gasto da solução de NOH, que foi o volume de 25,6 no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com