TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER TÉCNICO DE UMA ÁREA DE ENCOSTA ÍNGREME

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO AMBIENTAL        4

2.2        FUNDAMENTOS DE GEOMORFOLOGIA E GEOLOGIA        5

2.3        RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS        6

2.4        ESTATÍSTICA E INDICADORES AMBIENTAIS        7

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho engloba o conhecimento acerca da temática da elaboração de um parecer técnico acerca de uma área de encosta íngreme em franco processo de degradação.

O Objetivo do mesmo e realizar um parecer técnico de uma área em processo de erosão utilizando o conhecimento adquirido ao longo do curso utilizando e expondo métodos de recuperação do solo.

E assim compreender e aplicar conceitos teóricos relacionados à erosão do solo.

Entender o substrato geológico de origem do solo e sua morfologia. E assim conhecer as técnicas de adequação topográfica e do solo. Por fim realizar um desenvolvimento de indicadores ambientais.

A produção textual será desenvolvida através de uma revisão bibliográfica sobre a temática abordada entrelaçando ainda todo o conhecimento adquirido nas aulas.


  1. DESENVOLVIMENTO

O caso consiste na realização de um parecer técnico de uma área de encosta. O parecer técnico será entregue a o Ministério Público trata-se de uma área que está em processo de erosão, que pode causar sérios problemas no futuro é importante ainda que seja evidenciado sugestões para recuperação do solo.

A área é da união, e possui como principal bioma a vegetação da Mata Atlântica, e está incluída na reserva do Parque da Serra do Mar/SP.

  1. Cartografia e Geoprocessamento Ambiental

Abaixo mostraremos através de uma imagem a área localizada da encosta do Parque da Serra do Mar

Figura 1: Area de encosta.

[pic 14]

Fonte: www.tripadvisor.com.br (2016)

  1. Fundamentos de Geomorfologia e Geologia

A Mata Atlântica localiza-se sobre uma imensa cadeia de montanhas, ao longo da costa brasileira, na qual o substrato dominante compreende rochas cristalinas. (MAGALHÃES, 2018)

A Mata Atlântica se estende por toda a planície costeira, alcançando a cadeia de montanhas que acompanha a costa brasileira. Esta cadeia recebe nomes diferentes de acordo com a região pela qual passa. No sudeste, por exemplo, um pedaço dela recebe o nome de Serra do Mar. Entre a planície e as montanhas existem algumas colinas e morros arredondados (MORAES, 2008)

O solo, em geral, é bastante raso, com pH ácido, pouco ventilado, sempre úmido e extremamente pobre, recebendo pouca luz, devido à absorção dos raios solares pelo estrato arbóreo. A umidade e a presença de grande quantidade de matéria orgânica (serrapilheira) tornam o solo favorável à ação de microorganismos decompositores (fungos e bactérias) que possibilitam o aproveitamento dos nutrientes e sais minerais pelos vegetais (LINHARES, 1998).

É um solo pobre, mas que tem a fertilidade garantida pela existência do que se chama serra pilheira: uma camada com restos de vegetação, como folhas, caules e cascas de frutos que cobrem a superfície do solo (MORAES, 2008).

Possui um solo raso com muita água que é favorável ao desbarrancamento e à erosão, eventos bastante comuns na floresta atlântica. O ciclo de deslizamentos e de erosões nas partes mais altas e a deposição de material nas partes baixas, promove a renovação do solo, desnudando as encostas, formando clareiras e dando espaço para o início de novas associações.  A vegetação de grande porte, apensar do solo ser raso, consegue sustentar-se porque possuem raízes tabulares e raízes escora, paralelas ao solo e intrincadas, formando uma espécie de "manta de raízes" (ROCHA; COSTA, 1998).

A decomposição desta grande quantidade de matéria orgânica é o que garante a reciclagem de nutrientes no meio. Os nutrientes que estão na serrapilheira e são absorvidos pelo solo acabam retornando às plantas, em um ciclo que garante a vegetação exuberante deste bioma (MORAES, 2008).

  1. Recuperação de Áreas Degradadas

De acordo com o Portal São Francisco (2019) a erosão é um acontecimento natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição dos materiais rochosos e solos que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seus princípios. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a aceleração do processo, trazendo como consequências, a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento dos cursos d’água e reservatórios e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos.

A erosão é o transporte de partículas de solo pelo vento, chuvas, água dos rios ou geleiras. Quando a erosão ocorre naturalmente, em áreas intocadas pelo homem, a chamamos de Erosão Geológica. Foi essa erosão geológica que “esculpiu”, ao longo de bilhões de anos, montanhas, planícies e vales, ou seja, a paisagem que conhecemos hoje, num processo lento. Em condições naturais, a quantidade de solo erodido é muito pequena, sendo naturalmente recomposta pela natureza. Isso caracteriza uma condição de equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (353.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com