TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASSIVO E ATIVO CIRCULANTE

Artigo: PASSIVO E ATIVO CIRCULANTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 2

O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil. Reflete a posição financeira em um determinado momento, portanto, uma posição estática, evidenciando o patrimônio de uma empresa quantitativa e qualitativamente. As contas que representam as operações da empresa são classificadas e ordenadas no balanço de forma decrescente seguindo dois critérios: prazo e liquidez (ativo) e prazo e exigibilidade (passivo).

O ativo está representado pelos direitos, bens e obrigações que se classificam em ATIVO CIRCULANTE e ATIVO NÃO-CIRCULANTE.

No ATIVO CIRCULANTE estão às disponibilidades e os direitos realizáveis no curso do exercício subseqüente. É composto por disponibilidades imediatas, com grau de liquidez decrescente.

Veja alguns exemplos de ATIVO CIRCULANTE:

· Adiantamentos;

· Impostos a recuperar;

· Estoques;

· Seguros;

· Aluguéis;

· Despesas Financeiras;

· Caixa;

· Depósitos bancários à vista;

· Aplicações Financeiras de curtíssimo prazo;

· Clientes.

No ATIVO NÃO-CIRCULANTE contempla o realizável a longo prazo, tais como: os investimentos, o imobilizado e o intangível.

No ativo realizável a longo prazo classificamos os bens e direitos realizáveis após o término do exercício social seguinte, ou seja, no próximo ano do referido balanço.

Nos investimentos podemos compreender as participações permanentes (não temporárias e não especulativas) em outras sociedades e os bens e direitos, fora de sua atividade normal, com a intenção de obter receita.

No imobilizado bens e direitos que são destinados à manutenção das atividades da empresa, classificados como bens tangíveis ou materiais.

No intangível são classificados os direitos que tenham por objeto bens imateriais destinados à manutenção das atividades da empresa. como direitos autorais, marcas e patentes e fundo de comércio adquirido.

Veja alguns exemplos de ATIVO NÃO-CIRCULANTE:

· Terrenos e edifícios alugados a terceiros;

· Participação em outras companhias.

· Instalações;

· Máquinas e equipamentos;

· Móveis e utensílios;

· Veículos;

· Ferramentas;

· Manutenção e reparos de bens que aumentam sua vida útil.

· Direitos autorais;

· Marcas e patentes;

· Fundo de comércio adquirido.

O Passivo é composto pelo capital de terceiros e pelo capital próprio e divide-se em PASSIVO CIRCULANTE, PASSIVO NÃO CIRCULANTE E PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

No PASSIVO CIRCULANTE também conhecido como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com