TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAVILHÃO ALEMÃO PARA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE BARCELONA

Pesquisas Acadêmicas: PAVILHÃO ALEMÃO PARA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE BARCELONA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa tem como tema principal a descrição da obra do arquiteto Mies Van Der Rohe a obra referencial é o Pavilhão Alemão de Exposições Internacional de Barcelona, viemos por meio deste retratar os meio, técnicas e materiais empregados nas técnicas empregadas referentes a Arquitetura e na Engenharia Civil e sua importância cultural e social.

Pavilhão de Barcelona, considerado um marco que revolucionou a arquitetura moderna, inspirando vários novos arquitetos da época. Ficou conhecido por sua importância histórica e por ter sido desmontado e reconstruído décadas depois.

1.1 TEMA

Arquitetura Modernista: uma discussão sobre o Pavilhão Alemão de Exposições Internacional de Barcelona.

1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Como em meio a um cenário distinto o Pavilhão Alemão de Exposições Internacional de Barcelona, projetado pelo Arquiteto Mies Van Der Rohe tornou-se conceito, mudando a concepção geral para uma nova fase de estilo projetivo e construtivo.

Como o Modernismo surgiu e quais os seus efeitos e mudanças históricas dentro de uma nova concepção de técnicas projetivas e construtivas.

1.3 PERGUNTAS DE ESTUDO

• Como identificar a relação entre Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo e as peculiaridades existentes entre elas.

• Como obter o conceito de arquitetura modernista empregada na obra, seus materiais e descrever a importância da obra como identidade social e cultural.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

• Discutir a obra modernista Pavilhão Alemão para exposição internacional de Barcelona e a relação entre a Engenharia Civil e a Arquitetura e Urbanismo.

1.4.2 Objetivos específicos:

• Mostrar a relação entre Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo

• Caracterizar a obra de Mies Van Der Rohe, Pavilhão Alemão de Exposições Internacional de Barcelona considerando sua importância social, compreendendo a sua importância, seus aspectos sociais e culturais.

• Descrever o conceito de arquitetura modernista empregada na obra, seus materiais e descrever a importância da obra como identidade social e cultural.

1.5 JUSTIFICATIVA

Esse projeto busca explicar a importância cultural e histórica da obra, Pavilhão Alemão para exposição internacional de Barcelona projetado pelo Arquiteto Mies Van Der Rohe e a trajetória para a Arquitetura Modernista que se deu seguimento a partir dele.

Assim as questões levantadas pelo desenvolvimento deste trabalho tornam interessante a discussão sobre a trajetória e evolução das técnicas e tendências arquitetônicas, bem como os materiais e técnicas usadas na engenharia.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O conceito engenharia se faz presente desde a antiguidade, uma das primeiras e mais revolucionarias invenções da época foram a roda, a alavanca e a polia, após esse período a engenharia veio evoluindo radicalmente, nos levando das espetaculares ainda não decifráveis pirâmides até as estonteantes obras modernas dos tempos atuais.

A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo. (PEREIRA, 2013, DISPONIVEL www.crea-rn.org.br/artigos/ver/120 )

Desde do início dos tempos os conhecimentos de engenharia civil são primordiais para as civilizações, lhes proporcionando abrigo.

Mas ficou conhecida oficialmente a partir da revolução industrial.

A Engenharia Civil surgiu com distinção entre a atividade de construção de projetos não militares e a antiga especialidade da engenharia militar, à medida que os projetos de estruturas civis foram amadurecendo.

Segundo que a história relata” O primeiro engenheiro civil conhecido pelo nome foi Imhotep. Como um dos funcionários do faraó Djoser, Imhotep provavelmente projetou e supervisionou a construção da Pirâmide de Djoser, uma pirâmide de degraus em Saqqara, por volta de 2630 a.C.-2611 a.C.” (PEREIRA, FABIO, 2013).

O termo \"engenharia\" em si tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra \"engenheiro\", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. (PEREIRA, 2013, DISPONIVEL www.crea-rn.org.br/artigos/ver/120 )

As maiores especialidades da engenharia civil são: Estruturas e construções, hidráulica e hidrologia, cartografia, ambiente sanitária, estradas e transportes. Outras áreas englobam geotécnica, urbanismo e gestão.

As obras dos engenheiros civis são duradouras e de grande impacto social, podendo contribuir para melhorar a vivencia humana. Os engenheiro são os principais usuários das principais tecnologias atuais, atuando eles como solucionadores de problemas, entre elas: Combate à poluição, deterioração da infraestrutura, congestões de trafego, e necessidades energéticas, terremotos, inundações, planejando e concretizando a vida em sociedade.

A Engenharia no Brasil acredita-se que se faz presente a partir de 1549 quando governador geral trouxe com sigo grupos de profissionais construtores, nesta época do Brasil colonial a construção civil é a que mais se destacou dentro da Engenharia, somente mais tarde começaram a aparecer as técnicas de infraestrutura.

Engenharia é uma produção humana, então, está presente em todos os momentos onde houver civilização. É uma das profissões mais antigas do mundo e mais completas, pois está presente desde o planejamento, projetos, coordenação, fiscalização, construção até uma possível manutenção. “Para preparar profissionais que atuem com competência nessas inúmeras áreas, são necessários cursos bem estruturados que contemplem um conjunto consistente de conhecimentos que os habilitem para tal” (BAZZO, WARTER, PEREIRA, LUIZ, 2007, P.100)

A Engenharia conta com uma grande capacidade intelectual de criatividade e isso é primordial pra um bom profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com