TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC De Quimica Organica

Pesquisas Acadêmicas: PCC De Quimica Organica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Foi colocado 50 ml de gasolina, etanol e acetona em quatro placas de petri depois foram cortados três pedaços de isopor com o mesmo tamanho não importando a medida e após todo esse procedimento foi colocado o isopor em contato com os solventes observou-se que ele se dissolveu rapidamente formando uma pasta plástica quebradiça.

INTRODUÇÃO

O modelo teórico da ligação covalente tenta explicar a atração existente entre elementos eletronegativos, ou seja, os átomos envolvidos (ambos) atraem elétrons, que são compartilhados. As substâncias formadas por ligações covalentes dão origem às substâncias moleculares.

Existem substâncias denominadas substâncias covalentes, cujos elementos compartilham elétrons, no entanto, estas ligações se estendem indefinidamente não havendo a constituição de um grupamento definido (molécula). Suas propriedades físicas são muito diferentes da maioria das substâncias moleculares, apresentam PF e PE mais elevados, são insolúveis em qualquer tipo de solvente e possuem elevada dureza. São exemplos de substâncias covalentes, o diamante e a sílica entre outros.

As propriedades físicas dos compostos moleculares devem-se, não só a ligação covalente entre os átomos, como também ao tipo de interação entre suas moléculas. São propriedades observadas nas substâncias moleculares: Existem nos estados gasoso, líquido e sólido. Quando no estado sólido, geralmente possuem pontos de fusão e ebulição mais baixos se comparados com os das substâncias iônicas ou metálicas. Algumas são solúveis em água (polar), outros são solúveis em solventes apolares e outros, ainda, são solúveis em ambos. Normalmente, não são condutoras de eletricidade, nem puros, nem quando dissolvidos em água. A exceção ocorre por conta dos ácidos, que quando em solução, conduzem corrente elétricas. (BREYER, A. et al)

Ao se fabricar o isopor, o polímero é formado na presença de um solvente com um baixo ponto de ebulição, deixando o ar entrar na sua estrutura. O isopor contém cerca de 95% de ar em sua composição. É este ar no seu interior que o torna um excelente isolante térmico.

O objetivo dessa experiência e mostrar como ocorrem as ligações covalentes o que são polímeros o que é eletronegatividadee demonstrar porque o isopor se dissolve tão rapidamente nesses solventes.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

 Gasolina

 Acetona

 Etanol

 Placas de Petri

Procedimento Experimental

Colocou-se 50 ml de gasolina, etanol e acetona em três placas de petri, depois foram cortados três pedaços de isopor do mesmo tamanho não importando a medida após isso foi colocado o isopor em contanto com os solventes e observou-se que o mesmo se transformou em uma pasta plástica quebradiça.

RESULTADO

Tabela 1

Solventes

Gasolina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com