TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO E BELEZA

Por:   •  19/5/2015  •  Bibliografia  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Utilizar os jogos como estratégia de ensino, implica em atuar de forma consciente e integradora, para que possamos ter resultados positivos. Quando utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, tanto nas brincadeiras como nos jogos, é possui utilizar e estabilizar os que as crianças conhecem do mundo. Porém, é preciso entender e ficar atento que não é um simples brincar, é preciso ter objetivos precisos e estar relacionada com a aprendizagem um uma finalidade, com ações direcionadas no sentido de ensinar os conteúdos exigidos pela escola. Assim a utilização dos jogos requer uma organização prévia e avaliações constantes, pois, ao propor o jogo se faz necessário que tenha mente sua finalidade, qual o publico a ser alcançado.

Desta forma para a produção do trabalho escolheu-se a atividade jogo. CORRIDA DA COR cujo objetivo principal é trabalhar a percepção visual e auditiva. Os alunos deverão ser dois grupos A e B, e cada grupo em dois subgrupos (cores). Cada grupo será composto por uma fila de dois subgrupos denominados por cor: azul e vermelho. No ginásio serão espalhados objetos de diferentes formas: pinos, bola, bambolê, corda, latas, etc. Ao comando do professor os alunos deverão correr até o local onde estarão espalhados os objetos e trazer para seu grupo, ganha quem conseguir mais objetos. O comando deverá: A professora fala azul - bola: os alunos da vez do subgrupo azul deverão correr até o objeto e pegá-lo. As atividades deverão ser destinadas a alunos de 6 a 9 anos; As atividades poderão ser feitas dentro da própria sala de aula, liberando-se espaço, ou utilizar quadra, ginásio, pátio, ou qualquer espaço disponível na escola; Fazer Inicialmente fazer um aquecimento e alongamento como movimento diverso, percebendo-se o grau de conhecimento das crianças do seu próprio corpo, promovendo gestose movimentação ao mundo ao seu redor. Assim começa-se por levar todos os alunos para um espaço amplo (quadra, ginásio). Pedirá que todos fiquem sentados em um círculo bem grande. Fazendo movimentos que estimulem o as crianças repetiram todos os gestos comandados. Recursos Bolas, pets, caixas de leite, tintas, músicas, papel, giz. A avaliação deve ser observada a participação, práticas dos movimentos exigidos com mais qualidade, novas expressões corporais em seu repertório, avaliar as oportunidades de socialização para avançar em questões como colaboração e competição, consegue seguir regras cada vez mais elaboradas e constroem jogos.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com a atividade relatada os principais movimentos usados nesse jogo são

Categoria:

A locomoção envolve um padrão cuja projeção do corpo no espaço externo permite a exploração desse espaço de forma autônoma, vistas como habilidades motoras locomotoras executadas mediante atividades várias atiidades como caminhar, correr, salta, galope, pulo. No caso da atividade descrita temos a atividade de correr, caracteriza-se por ser uma forma exagerada da caminhada, porém o corpo perde momentaneamente o contato com o solo;

Movimento dos Movimentos Fundamentais: marcado por uma maior autonomia dos movimentos. Já dominam em parte os movimentos básica a criança já possui a habilidade e dominação de movimentos e já parte para uma fase de “aperfeiçoá-los” mediante um estimulo principalmente nas aulas de Educação Fisca.

Nesse movimento entra-se o Estágio incial, elementa e maduro. O jogo escolhido está nessa fase madura que é mais caractertico da atividade apresentada é caracterizado pelo desempenho eficiente, controlado e coordenado do movimento. Ocorre por volta de cinco e seis anos de idade, porém algumas habilidades manipulativas que requerem acompanhamento e interceptação de objetos em movimento, como apanhar, derrubar e rebater, as quais dependem de exigências visuais e motoras mais sofisticadas, podem acontecer mais tarde. Nessa fase ao expandir seus horizontes, a criança pode  construir sua indentidade por meio do desenvolvimento de sua habilidades e testando seus limites motores. A criança possui um ritmo próprio, testand suas potencialidades é importante que o professor evite dirigir e acelerar esse processo, desrespeitando seus limites. A criança deve ter seu direito assegurado de desenvolvimento afetivo, sensorial, motor e intelectual, conforme sua individualidade.

Quanto os músculos usados temos: Gluteo Máximo, quadriceps femural, bíceps.

Glúteo Máximo faz parte dos músculos do quadril sendo músculos das nádegas. Nesse músculo a pessoa sofre um grande estresse quando procede o movimento de corrrida. É o mais espesso e fibroso e confere volume a nadegas.  Se origina na superfície lateral do ílio e superfície posterior do sacro e do cóccix (acima da articulação sacroilíaca). Sua principal ação é realizar extensão e rotação lateral da articulação do quadril (forte extensão observada ao correr ou se levantar da posição sentada) e extensão do tronco. Auxilia na adução da articulação do quadril.

No do quadríceps femoral são o reto femoral, o vasto lateral, o vasto mediai e o vasto intermédio. O quadríceps femoral alinha a articulação do joelho durante uma caminhada, ao se levantar de uma posição sentada ou ao subir uma escada. Os músculos vastos são responsáveis pelo controle do movimento ao se sentar.

O músculo bíceps braquial atua cm três articulações. Apresenta duas cabeças em sua origem e duas inserções tendíneas. Ocasionalmente apresenta uma terceira cabeça, que se inicia na inserção do músculo coracobraquial. A cabeça curta do músculo bíceps braquial forma a parede lateral da axila, junto ao músculo coracobraquial e ao úmero. Ainda temos outros musculos baseados no estudos de xxxx

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com