TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA OPERACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: PESQUISA OPERACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.447 Palavras (14 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Neste trabalho tivemos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula referente à disciplina de Administração de Materiais e Logística. O grande desafio foi aplicar na prática os conceitos estudados.

O trabalho foi desenvolvido em equipe, mediante pesquisa no PLT e sites da internet, ele tem o objetivo de nos ensinar os caminhos do processo.

Temos a convicção que após a conclusão desta atps, iremos entender e analisar o ambiente e o processo de decisão na Administração de Materiais e Logística de uma empresa.

Estaremos aptos para analisar e tomar ações para o melhor desenvolvimento do recurso de materiais e utilização da logística.

Desenvolveremos o senso crítico e a capacidade sobre o assunto e a realidade das organizações e instituições.

E como complemento, estimular o trabalho em equipe e a organização dos esforços operacionais e intelectuais, para sair de uma situação atual para uma situação ideal.

Palavra chave: Materiais; compras; estoque; suprimentos; logística; cliente.

ABSTRACT

In this work we had the opportunity to deepen the knowledge gained in class related to the discipline of Materials Management and Logistics room. The big challenge was to apply the concepts learned in practice.

The work was developed in team based on research in PLT and websites, it aims to teach us the ways of the process.

We are confident that upon completion of this ATPs, we will understand and analyze the environment and the decision process in Materials Management and Logistics company.

We will be able to analyze and take action for the better development of resource materials and use of logistics.

Develop critical thinking and the ability of the subject and the reality of organizations and institutions.

And in addition, encourage teamwork and the organization's operational and intellectual efforts, out of a current situation to an ideal situation.

Keyword: Materials; shopping; stock; supplies; logistics; client.

INTRODUÇÃO

Dentro de uma conceituação moderna, administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.

A adminitração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Henry Fayol diz que administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, entendemos também que a adminsitração compreende tres campos básicos, pessoal, material e financeiro.

No mercado globalizado e altamente competitivo dos dias de hoje, é cada vez mais forte a pressão para que as organizações encontrem novas maneiras de criar e entregar valor para os clientes.

Cada vez mais se reconhece que é por meio da eficiência logística e de um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos que se pode alcançar as metas de redução de custo e aprimoramento do serviço.

ETAPA 1

Principais Conceitos sobre Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais

Organização

16% do programa de produção não podem ser executados em virtudem de falta de ferramentas destinadas à produção;

30% a 60% do estoque de ferramentas estão espalhado pelo chão da fábrica, perdido, deteriorando-se ou não disponível (dentro de caixas de ferramentas pessoais);

20% do tempo dos operadores sãodesperdiçado procurando por ferramentais. Se somarmos meia hora por turno, chegaremos em mais de tres semanas de trabalho perdidas por ano;

40% a 80% do tempo do colaborador é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas;

O orçamento anual para ferramentas, gabaritos, acessórios gastos com fornecedores e ferramentas de reserva numa empresa metalúrgica é 7 a 12 vezes maior que o orçamento do equipamento total.

Diante do exposto se percebe a importância de bem gerir os materiais, ferramentas manuais e ferramental no processo produtivo, que são recursos usualmente escassos em todas as empresas evitando desperdícios.

Tecnologia

Ao ouvirmos a palavra tecnologia em geral a associamos com algo intangível incorporado a entidades concretas, a bem físicos como máquinas, ferramentas e produtos químicos. A tecnologia abrange bem mais do que isso, ela é corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços. Então da mesma forma que temos de gerenciar materiais, patrimônio, recursos humanos e de capital, temos de gerir o conhecimento dentro das empresas. Isso significa saber como ele é adquirido, como se aprimora e como é transmitido, aplicado e preservado.

Desempenho

A administração de materiais tem uma preocupação constante em procurar medidas de seu desempenho e apontar as tendências futuras mais importantes, pois com globalização crescente, estamos no limiar de uma troca de paradigmas, já que o modelo de produção do século XXI deverá ser muito diferente do modelo do século XX, quer em relação às estruturas empresariais ao relacionamento de emprego, à gestão de informações, á gestão de produção e a organização do trabalho. O Brasil está diante deum grande desafio, passar para um modelo baseado na inovação mesmo antes de termos dominado o modelo baseado no custo, qualidade, flexibilidade e confiabilidade.

Importância da Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais

Administrar recursos escassos tem sido preocupação dos gerentes, engenheiro, administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com