TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM PROCESSOS GERENCIAIS

Dissertações: PIM PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 9

Bruna da Silva Muller

Jones

Moises

Pim

1

Novo Hamburgo/2013

Resumo

A nossa presença na Empresa teve caráter de consultoria. Para entender o que se passa efetivamente dentro de uma das partes desta Empresa (pois analisamos uma das filiais); os métodos usados para obtenção de dados: a) entrevista com Gestor Industrial(na matriz), b) conversas(informais) com Gerentes e Supervisores(in loco), c) observação de Placas Informativas e de movimentação de pessoal(in loco), d) um cronômetro; nos forneceram material suficiente para elaborar um estudo e sugerir mudanças com base na realidade da unidade fabril, conforme demonstra-remos neste Projeto; que tem por objetivo dar uma ferramenta impoluta confiável (não sujeita à manipulações) para que Direção e Gestores possam realinhar a maneira de pensar Administração, reverem métodos e processos.

A atualização de dados, fornecida pelo Projeto, permitirá (conforme vimos em Desenvolvimento Organizacional dentro da disciplina Fundamentos da Administração pág 128) elaborar ações planejadas que envolva toda a organização, conduzida a partir do topo, que tem a finalidade de aumentar a eficiência e a solidez da organiza-ção mediante intervenções planejadas sobre processos dela mesma(Warren Bennis).

Palavras-chave: consultoria, desenvolvimeto organizacional, unidade fabril

Sumário

Introdução

A pesquisa realizada dentro da Calçados Wirth Ltda. da filial 2 de nos permitiu conhecer de maneira mais íntima como se dá a produção de sapatos femininos e a seqüência de trabalho (fluxograma) de cada setor.

A Empresa (familiar) não nos foi “aberta” amplamente, sendo assim, montamos um organograma com base: parte em depoimento de um dos Gestores e restante observando e conversando com Gerentes e Supervisores, que mesmo demonstrando certo receio no uso das palavras (buscando as mais apropriadas para amenizar possíveis comprometimentos) nos forneceram boa base para analise.

Após seguidas conversas informais (sem que parecessem entrevistas) e observações de placas informativas que fornecem dados, cruzando: produção real atingida X metas traçadas (e resultam em um índice percentual...que ninguém conseguiu explicar claramente), concluímos que a Admistração Clássica (defendida por Fayol) exercida na Empresa, deixa (por vezes) margem a dúvidas e não parece produzir o que se espera. Por outro lado, o fato de a Direção e os Gestores não estarem tão presentes/próximos, pode favorecer alguma inércia nos Sistemas de Fiscalização e consequentemente uma “acomodação” geral das partes envolvidas na cadeia produtiva. Também nota-se alguns funcionários/colaboradores muito antigos na instituição, exercendo os mesmos cargos a muito tempo sem(segundo nos pareceu) reciclagens de valores e novas estratégias para aplicar nos diversos setores, que claramente mostram-se “lentos e cansados”. O Setor de Qualidade verifica índices de rejeição de produto pronto/ diários em torno de 6% (na média), considerando-se 4 linhas de produção nesta planta, cada uma produzindo 600 pares/dia, obtemos um impressionante 144 prs diários de rejeição por (falta de) qualidade, que são vendidos em Outlets ou para funcionários por preços mais baixos.

Histórico

A Indústria de Calçados Wirth Ltda. (filial 2) existente há mais de uma década, fabrica calçados femininos em couro e sintético. Ocupa um pavilhão em sua planta fabril de 20.000 m2, dividido em vários setores operacionais e administrativos. Esta unidade tem 4 linhas de produção bem definidas formadas por costuras(4) e montagens(4), demais setores trabalham com o objetivo de abastecer as linhas citadas ou de avaliar a qualidade dos produtos (prontos) oriundos das mesmas (Ver Fluxograma com o trajeto percorrido pela matéria-prima até seu destino final: depósito/distribuição). Produz para mercado europeu.

Empresa de grande porte, com quadro funcional ao redor de 300 pessoas, formado por: Diretores(sediados na matriz), 4 Gestores(sediados na matriz), Gerentes, Supervisores, Auxiliares e Serviços Gerais (sediados na Filial 2).

Tem como seus principais Fornecedores:

Couro: Fuga Couros e A P Muller S/A

Sintéticos: Cipatex e Supratex

Formas: Formas Kunz e Formas Reichert

Metais e Enfeites: Metalúrgica Altero e DuVale Metais

Linhas: Linhanyl e Linhasita

Embalagens Individuais: Gráfica caeté

Embalagens Carregadas: Santa Inês

Solas e Saltos: Hewer Artefatos de Borracha e Saltos Sandense

Adesivos: FCC Adesivos e Vedantes

Desenvolvimento

Com a análise dos níveis táticos e operacional da Empresa, feita em cada setor, podemos observar a inoperância em alguns deles e a fragilidade dos Métodos de Controle de Produção e Qualidade existentes dentro da unidade. Demonstraremos como atuam hoje estes setores e qual(is) a(s) atitude(s) sugerida(s) com base no aprendizado do 1º Bimestre, aplicando o que nos fo i ensinado nas disciplinas pertinentes.

Importante: embora o organograma da empresa mostre toda a cadeia de comando desde a Matriz, aqui abordaremos apenas os setores que atuam dentro desta unidade fabril, não deixando de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com