TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI GESTAO PÚBLICA

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  1.799 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

GEISA MACHADO DE MIRANDA – RA 1752779

HOSPITAL REGIONAL PAULO ALEMÃO

PIM VI

ÁGUA BOA - MT

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

GEISA MACHADO DE MIRANDA – RA 1752779

HOSPITAL REGIONAL PAULO ALEMÃO

PIM VI

Projeto Integrado Multidisciplinar VI

Para obtenção do título de Tecnólogo

De Gestão Pública, apresentado à

Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Prof.Cláudio Ditticio.

ÁGUA BOA - MT

2018

RESUMO

O Presente trabalho vem discorrer sobre as disciplinas FINANÇAS e ORÇAMENTOS PÚBLICOS, PLANOS DE NEGÓCIOS E ÉTICA e LEGISLAÇÃO TRABALHISTA e EMPRESARIAL, utilizando para a pesquisa de campo a instituição, demonstrando através de pesquisa qualitativa complementar, tendo como intuito mostrar de forma clara e em linguagem de fácil alcance, o funcionamento da instituição, objeto da pesquisa, aplicando o conhecimento adquirido no transcorrer do curso de graduação tecnóloga em Gestão Pública. Especificamente tem o objetivo de evidenciar como o estudo das disciplinas aqui abordadas pode melhorar o funcionamento da instituição, citando como os dados levantados podem ser debatidos, aplicando assim possíveis melhorias na gestão, utilizando-se de metodologia de pesquisa como levantamento de dados colhidos na própria instituição e pesquisa literária específica, fazendo-se então um cruzamento das informações para se alcançar o objetivo. Demonstrando algumas das muitas ferramentas para um melhor gerenciamento nas organizações. Ao final da leitura do presente projeto, espera-se entendimento claro por parte do leitor, tentando alcançar a coesão entre as opiniões do autor e do leitor.

Palavras-chave: Finanças, Negócios, Ética e Legislação Trabalhista.


Sumário

Sumário        4

1. INTRODUÇÃO        5

2. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS        7

2.1 Finanças Públicas        7

2.2 Orçamento Público        7

2.2 Instrumentos de Planejamento e Orçamento        8

3. PLANO DE NEGÓCIOS        8

3.1 Estrutura do Plano de Negócios        9

3.2 Planejamento Estratégico para a Gestão Pública        9

4. ETICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL        10

4.1 Conceito        10

4.2 Direito Empresarial        11

4.3 Direitos do Consumidor        11

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

6 REFERÊNCIAS        15

1. INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar VI, destina-se a apresentar instituição do ramo de saúde Hospital Regional Paulo Alemão, localizado na cidade de Água Boa – MT, inaugurado em 28 de Junho de 2006. O Hospital Regional Paulo Alemão é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA). É referência para aproximadamente 100.000 pessoas da região que, buscam diariamente, atendimento em diversas especialidades. Desde a sua fundação, em Água Boa, o hospital tem sua história marcada por conquistas, desafios e projetos que, no dia-dia, vão de encontro aos anseios daqueles que enxergam no Hospital Regional Paulo Alemão, sua garantia de bom atendimento. Por dia o Hospital chega a atender aproximadamente 180 pessoas. A instituição teve investimento na ordem de R$ 3.9 milhões, do Fundo Estadual de Saúde, e conta com uma área construída de 3.109 metros quadrados. A obra teve a participação da Prefeitura de Água Boa, que disponibilizou um terreno de 10 mil metros quadrados.

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, o hospital atende a região com serviços de ortopedia, pediatria, cirurgia, clínica médica e serviços de urologia. O Hospital Regional de Água Boa tem 69 leitos, ambulatório, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e duas enfermarias. Uma delas é a enfermaria do índio. O hospital conta com uma moderna Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que abriga seis leitos, sendo dois deles leitos de estabilização.

Um dos blocos do hospital regional possui serviços, que compreende a lavanderia e a cozinha, equipados com aparelhagem moderna, além de instalações sanitárias adequadas tanto de uso do público em geral como dos servidores da Saúde. Foi construída, também, uma casa que funcionará como residência para um zelador do Hospital. O Hospital conta ainda com um Banco de Leite materno com capacidade para realizar 30 atendimentos por dia, beneficiando o público interno e externo. Como parte do projeto de melhoria e humanização do atendimento, também foi inaugurada em 2010, uma Casa de Apoio com 5 leitos oferecidos às mães que estão com filhos internados na UTI pediátrica.

Através desse Projeto foi possível aplicar os conteúdos estudados nesse semestre, pode-se observar o objetivo da organização, quando se aplica a avaliação de desempenho, contribuindo para o desenvolvimento de seus colaboradores e proporcionando um contato maior entre líderes e equipe.

O Hospital Regional Paulo Alemão valoriza seus colaboradores como peça fundamental no crescimento e desenvolvimento da organização, inserido numa época de complexidade onde talentos são raros, desenvolver reter esses talentos tem sido alvo constante de investimento em aprendizado contínuo na obrigação de elevar o desenvolvimento humano que é essencial para manter suas atividades sem prejudicar a assistência prestada a seus pacientes.

Em Finanças e Orçamentos Públicos vimos que o Hospital Regional Paulo Alemão é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA). 

O CISMA é composto de 11 municípios, que juntos, trabalham com os mesmos objetivos e propósitos, que é oferecer atendimento de qualidade e segurança para quem necessita de atendimento médico e cuidados com a saúde.

De acordo com o prefeito de Água Boa Mauro Rosa, os repasses, dos governos federal e estadual nem sempre são suficientes e que, infelizmente, impactam sobre os projetos de investimentos e metas. “Mesmo assim, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia tem procurado dentro de suas possibilidades, promover um atendimento qualificado com mais especialistas e humanizado”. Comenta Mauro Rosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com