TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI - Gestão de TI

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.918 Palavras (28 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 28

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar – VI
[pic 1]

 Cursos Superiores de Tecnologia



Rodrigo Mussi Araujo Ribeiro












PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI




Brasília
2015


UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar – VI
[pic 2]

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI

Rodrigo Mussi Araujo Ribeiro

RA: 1433431

Gestão em Tecnologia da Informação

2º Semestre

BRASÍLIA VII - ASA NORTE

Brasília

2015


RESUMO

O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo traçar um paralelo entre as teorias disciplinares apreendidas e a prática empresarial, visando assim alcançar a elaboração de um plano estratégico de TI cunhado na segurança da informação e na modelagem de sistemas. Foi possível verificar que a modelagem de sistemas é importante para que o gestor de TI seja capaz de delinear os aspectos que pretende trabalhar, visualizando, antes de implementar, o desenho da rede da empresa, encontrando assim possíveis falhas ou oportunidades de melhoria. Na disciplina de segurança da informação foi possível notar a importância de proteger dados que se encontram em rede, sendo que a melhor medida consiste na implementação de uma política de segurança eficiente. E finalmente na disciplina de planejamento estratégico de TI, foi possível notar a importância de que este seja alinhado ao planejamento estratégico da empresa, como um todo, podendo assim fazer parte de sua cultura e política e facilitando sua implementação.

Palavras-chave: Modelagem de sistemas de informação; segurança da informação; planejamento estratégico de TI.            


ABSTRACT

This multidisciplinary project aims to draw a parallel between the seized disciplinary theories and business practice, thus aiming to achieve the development of a strategic plan for IT coined in information security and systems modeling. It observed that the modeling of systems is important for the IT manager is able to outline the aspects you want to work, visualizing, before implementing the enterprise network design, so finding possible flaws or opportunities for improvement. In the information security discipline it was possible to note the importance of protecting data that are in the network, and the best measure is to implement an effective security policy. And finally in the discipline of IT strategic planning, it was possible to note the importance of this to be aligned to the strategic planning of the company as a whole and can thus be part of their culture and policy and facilitating its implementation.

Keywords: modeling of information systems; information security; IT strategic planning.


     

SUMÁRIO

Sumário        04

1 Introdução        05

1.1 Identificação do caso        05

1.2 Escopo do projeto        06

2 Modelagem de Sistema de Informação        07

2.1 Modelagem de sistema de informação “Sinta-se Bem”        07

2.1.1 Tipologia        09

2.1.2 Caracteristicas        09

2.1.3 Arquitetura        09

3 Segurança da Informação        11

3.1 Políticas de Segurança        16

3.1.1 Propósitos de uma Política de Segurança        16

3.2 Política de Segurança “Sinta-se Bem”        19

4 Planejamento Estrategico de TI        21

4.1 Plano estratégico        21

4.1.1 Norteadores estratégicos        21

4.1.2 Análise SWOT        22

4.1.3 Plano de ação        23

4.2 Plano Estratégico de TI        24

4.2.1 Objetivos e metas de TI        24

4.2.2 Estrutura simplificada de TI        24

4.2.3 Política de segurança da informação        25

4.2.4 Plano de ação        26

Conclusão        27

Referências Bibliográficas        28

  1. INTRODUÇÃO

Tem se observado que as empresas têm primado pela melhoria de seus sistemas, tendo em vista, a necessidade de se manterem em um mercado cada vez mais competitivo, já que, fatores como esses têm contribuído para que os clientes se tornem mais exigentes, principalmente no condiz à qualidade do produto e à pontualidade no fornecimento do mesmo.

Tendo em vista essas questões, as organizações investem em melhorias, sabendo que, a satisfação do cliente e o bom relacionamento com os colaboradores e fornecedores fazem com que a empresa seja bem vista no mercado, melhorando assim sua rede de relacionamento. Deste modo, como base de estudos do presente projeto, a implementação de um sistema estratégico de TI otimizado para uma rede de academias a ser apresentada a seguir.

Essa pesquisa também teve como meio de investigação, a pesquisa documental, onde foram obtidas informações junto à empresa que contenham dados relacionados ao assunto. Segundo Lakatos e Marconi (2007, p. 176), “a característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restritos a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias”.

  1. Identificação do caso

O projeto em questão será sobre a rede de academias “Sinta-se Bem”, uma das maiores redes na região metropolitana de São Paulo. Conta atualmente com 20 unidades espalhadas por toda a grande São Paulo, inclusive nas cidades de Osasco, Barueri, Guarulhos, Santo André, São Caetano e São Bernardo do Campo.

A empresa tem como objetivo tornar-se líder perante a concorrência, ao passo que sua principal característica é a presença de um ambiente ‘enxuto’ de trabalho. Todas as unidades contam com ampla sala para a prática de musculação, bem como duas salas para ginástica, uma sala para orientação esportiva/nutricional e uma sala direcionada à administração da unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (371.2 Kb)   docx (103.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com