TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.289 Palavras (18 Páginas)  •  1.631 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

PIM VI – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE LOGÍSTICA

PROJETO – PLANO DE NEGÓCIOS, TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS, ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL: ROHR S/A ESTRUTURAS TUBULARES.

SÃO PAULO

MAIO 2015

Sumário

1. Sumario executivo 4

2. Descrição da empresa 5

3. Produtos e serviços 7

4. Análise da Estratégia 8

5. Plano de Marketing 9

6. Plano de Recursos Humanos 9

7. Análise de Mercado 9

7.1. Consumidor 9

7.2. Mercado concorrente 11

7.3. Mercado fornecedor 11

8. Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas 12

8.1. Estrutura Logística 12

8.2. Tecnologias aplicadas à Logística 14

9. Ética e legislação trabalhista e empresarial 14

10. Plano Financeiro 15

Conclusão 17

Anexos 18

Referências Bibliográficas 24

Figura 1 – Organograma da Empresa Rohr 06

Figura 2 – Guindaste Todo-Terreno 07

1. SUMARIO EXECUTIVO

Este trabalho visa mostrar a inserção de um novo serviço em uma empresa, agregando valor ao seu portfólio de serviços. Para disponibilizar um novo serviço, é necessário analisar todo o ciclo de vida do processo, realizar pesquisa de mercado, analisar a estrutura física e de pessoal qualificado para fornecer um serviço de qualidade. A empresa analisada neste trabalho é a Rohr S/A Estruturas Tubulares e o serviço proposto é locação de Guindaste Todo-Terreno. Foi estudado desde a estratégia do negócio até sua implantação final, tornando este trabalho um modelo de aplicação ao negócio.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa Rohr S/A Estruturas Tubulares iniciou suas atividades em abril de 1963, no Estado de São Paulo, com profissionais egressos da multinacional alemã Construções Tubulares Manesmman. Com o foco e a determinação de seus fundadores no atendimento às necessidades das grandes obras de infraestrutura do final da década de 60 e início dos anos 70, no entanto, sua operação superou a de sua rival germânica no Brasil e culminou em sua aquisição pela Rohr em 1971. Esse foi o primeiro movimento de consolidação da empresa, que adquiriu as operações da Mottin, do Rio Grande do Sul, e da Faiba, na mesma década e, no final dos anos 90, comprou a Norma-Nussli, de São Paulo.

Um acelerado desenvolvimento nacional marcou a década de 70, fase chamada de “Milagre Econômico “, e a Rohr aproveitou o momento para dar sequência ao seu processo de consolidação ao fazer parte de grandes obras de infraestrutura como as usinas hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí, as rodovias dos Bandeirantes e Imigrantes, a ferrovia Norte-Sul, a Ponte Rio-Niterói, entre tantas outras. Nem a 1º crise do Petróleo na segunda metade do período, conseguiu paralisar esses importantes projetos, uma vez que o País, mais do que nunca, precisava de fontes mais baratas de energia.

Desde então, a Rohr tem se desenvolvido para fornecer as mais completas soluções em projetos, locação de fôrmas para concreto, coberturas provisórias, equipamentos de acesso e transporte vertical, com fornecimento de mão-de-obra especializada para execução dos serviços, para os mercados de Construção Civil, Industria e Eventos.

A equipe é coordenada pelo escritório central, em São Paulo e instalações dispostas em nove endereços comerciais, com estrutura própria. As filiais possuem condições de atendimento tanto técnico como comercial, garantindo um perfeito suporte ao cliente, com completa cobertura do território nacional. Os serviços de Atendimento a clientes por telefone, internet e em campo têm se constituído em importantes canais para aumentar a satisfação dos clientes e melhorar continuamente o atendimento, os produtos e a comunicação da Rohr, visando qualidade no serviço prestado.

Dentre os principais produtos, estão andaimes tubulares e de encaixe, fôrmas para concreto, Cimbramento e Escoramento, Plataformas Aéreas, Elevadores e Plataformas Cremalheira e Pinhão, Lançamento de vigas, Arquibancadas e Palcos, Estruturas de Apoio Especiais.

Por se tratar de uma empresa presente há muito tempo no mercado nacional, tem grande parte na atuação deste segmento.

Segue estrutura organizacional da empresa representada por um organograma.

Figura 1. Organograma da Empresa Rohr

• Missão:

Executar com competência, técnica e segurança nossos serviços e produtos.

• Visão:

Atender as necessidades de nossos clientes.

• Valores:

Buscar a melhoria contínua dos processos.

3. PRODUTOS E SERVIÇOS

Seguindo a proposta deste trabalho, foi realizada uma análise minuciosa dos serviços oferecidos pela Rohr e avaliado qual produto ou serviço a empresa poderia desenvolver para atender um nicho que até então não há atuação. Após análise, verificou-se a necessidade de oferecer serviços com Guindastes Todo-Terreno, utilizado em situações onde é necessário um equipamento que tenha mobilidade no local de trabalho.

Figura 2. Guindaste Todo-Terreno

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com