TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA 7 DIR EMPRESARIAL

Artigo: PLANO DE AULA 7 DIR EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

7. Companhia Aberta e Companhia Fechada

7.1 Conceito. Características.

São espécies de sociedade anônima:

Companhia aberta é aquela em que os seus valores mobiliários são admitidos à negociação no mercado de valores mobiliário (oferta pública de ações). Essas companhias emitem títulos que podem ser ofertados ao público, e somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.

Companhia fechada é aquela em que os seus valores mobiliários não são admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários (geralmente, são formadas por grupos familiares). Assim, não oferecem seus títulos ou ações ao público.

7.2 Mercado de Valores Mobiliários

São títulos de investimento que a sociedade anônima emite para obtenção dos recursos que necessita para a realização da atividade empresarial.

Os principais títulos emitidos por uma sociedade anônima são:

a) ações;

b) debêntures;

c) partes beneficiárias;

d) bônus de subscrição;

e) commercial paper (nota promissória)

7.2.1 Mercado de Balcão

O Mercado de balcão constitui-se em toda operação de valores mobiliários realizada fora da Bolsa de Valores, por meio de instituição financeira ou sociedade corretora. Opera no mercado primário e secundário, pois, além de comprar e vender ações, também subscreve os valores mobiliários, ou seja, a emissão de novas ações só poderá ser feita por meio do mercado de balcão.

7.2.2 Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é uma entidade privada, constituída pela associação de sociedades corretoras, que exercem a negociação de valores mobiliários, com monopólio territorial. Dependem da autorização do Banco Central para serem A Bolsa de Valores opera somente no mercado secundário, pois realiza a venda e a compra de ações; criadas e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários.

7.2.3 Mercado Novo

7.2.4 Balcão Organizado

- a EMBO (entidade do mercado de balcão organizado) deve manter sistema eletrônico que viabilize adequadamente a realização de operações de compra e venda de valores mobiliários

- é o segmento do mercado de capitais que compreende as operações realizadas por meio de um sistema mantido e normatizado por uma entidade autorizada a operar pela CVM

7.3 Comissão de Valores Mobiliários

7.3.1 Conceito . Características CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia federal, que, ao lado do Banco Central, realiza o controle e a supervisão do mercado de capitais, obedecendo às regras do Conselho Monetário Nacional.

É uma entidade que tem por objetivo regulamentar e fiscalizar o mercado brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com