TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLIMEROS

Ensaios: POLIMEROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

O que são polímeros.

Popularmente, os polímeros são denominados plásticos.

Polímeros são compostos formados, geralmente, de moléculas grandes, macromoléculas, obtidas pela combinação de moléculas pequenas: os monômeros.

Monômero: É a menor unidade molecular que constitui partícula elementar da matéria.

O carbono é o elemento fundamental de todos os monômeros. Em geral, tem-se combinação de um átomo de carbono com quatro átomos de outro elemento.

Polímero: É a combinação de monômeros, por um processo chamado “polimerização”, formando uma cadeia.

Polimerização: reações químicas, realizadas com a ajuda de calor, pressão e elemento catalisador, de modo a resultar estruturas em forma de cadeia.

Os polímeros são frequentemente chamados de resinas.

Copolímero: É a combinação de dois grupos de monômeros diferentes, por polimerização.

Cinco Tipos de Polímeros:

1. Poliamidas (Nylon): O monômero benzeno, propeno e etileno (eteno) são provenientes da nafta (subproduto do refinamento do petróleo). Benzeno é usado para produzir o Polímero Poliamidas (Nylon). Sendo sua formula representada a seguir:

Aplicações: Engrenagens, cremalheiras, rosca sem fim , roldanas, polias, parafusos, buchas, chavetas,mancais, anéis de vedação e gaxetas. Estrelas alimentadoras, roletes, sapatos, lâminas raspadoras, chapas de desgaste, placas deslizantes, bases de corte. Canecas e caçambas transportadoras. Engrenagens, peças automotivas, buchas, lacres e roupas.

2. Polietileno (PE): Do Etileno é usado como monômero na síntese do Polímero Polietileno. O polímero Polietileno é representado pela formula a seguir:

Aplicações: Em embalagens de alimentos, bolsas de gelo, utensílios domésticos, canos e tubos.

3. Polipropileno (P): Do monômero Propeno se produz o Polímero Polipropileno. Sua formula é:

Aplicações: Brinquedos, Bumerangues, copos Plásticos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras,sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (para-choques, pedais, carcaças de baterias,interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar, material aquático(pranchas de bodyboard), cabos para ferramentas manuais.

4. Cloreto de Polivinila (PVC): A partir do monômero Etileno é possível obter os monômeros Estireno e Cloreto de Vinila, que são usados na síntese do Polímero Cloreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com