TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petróleo E Polímeros

Casos: Petróleo E Polímeros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável, o petróleo tem aspecto oleoso e densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbo-netos).

Admite-se sua origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros organismos - causados pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Esses seres decompostos foram se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se em petróleo. Ao contrário do que se pensa o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar: bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos” e formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.

O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.

O petróleo após ser purificado e processado, é usado como combustível primário em máquinas de combustão interna, sendo de grande importância para o homem. Em meados do século 19, a necessidade de combustível para iluminação (principalmente querosene, mas em algumas áreas, gás natural) levou ao desenvolvimento da indústria do petróleo. Principalmente no século XIX, o crescimento do transporte motorizado fez com que a demanda crescesse muito rapidamente.

Hoje em dia, o petróleo fornece uma grande parte da energia mundial utilizada no transporte e é a principal fonte de energia para muitas outras finalidades. O petróleo tornou-se fonte de milhares de produtos petroquímicos.

Há duas teorias sobre a origem de hidrocarbonetos naturais: a biogênica e a abio-gênica. Essas teorias foram intensamente debatidas desde 1860 e com menor intensidade após a descoberta de vastas acumulações de petróleo.

Biogênica: Sugestão de que remanescentes soterrados de vida vegetal e animal (detritos orgânicos) a centenas de metros de profundidade. A ação da pressão e temperatura com tempo em escala geológica converteria o querogênio em hidrocarbonetos (catagênese).

Abiogênica: a teoria da Origem Inorgânica do Petróleo sustenta que o petróleo é formado por processos não biológicos nas profundezas da Terra crosta e manto. Isso contradiz a visão tradicional de que o petróleo seria um "combustível fóssil", produzido por restos de antigos organismos. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos na qual o constituinte primordial é principalmente metano CH4. A ocorrência de metano é comum no interior da Terra, sendo possível a formação de hidrocarbonetos em grandes profundidades.

Hidrocarbonetos como petróleo e gás natural são materiais primordiais, isto é, fo-ram originalmente incorporados à Terra durante o processo de acreção planetária e não possuem nenhuma conexão intrínseca com materiais biológicos próximos à superfície da Terra. Diversos estudos baseados em termodinâmica; experimentos de alta pressão e temperatura; muitas evidências a partir de dados geofísicos, geoquímicos e geológicos, combinados com informações de sondas espaciais e telescópios no Sistema Solar e Uni-verso têm claramente demonstrado a origem abiótica do petróleo. A teoria inorgânica contrasta com as ideias que postulam a exaustão do petróleo, que presume que o óleo seria formado a partir de processos biológicos e, portanto ocorreria apenas em pequena e fixa quantidades, tendendo a se exaurir. De acordo com a Teoria Abiogênica, os hidro-carbonetos são muito abundantes no planeta, no entanto a pesquisa para descoberta de acumulações comerciais não é singela, pois deve passar pelo entendimento da geologia das áreas favoráveis e sobretudo entender a real natureza do petróleo e do gás natural.

Dependendo de sua densidade, os óleos são classificados pelo American Petroleum Institute – API – em vários graus, sendo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com