TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO DP 2

Artigos Científicos: PORTFOLIO DP 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS ADMINISTRATIVA E O HOMEM OPERACIONAL, REATIVO E PARENTÉTICO 4

2.2 RESUMO COM BASE NO TEXTO 4

2.3 O DARWINISMO SOCIAL APLICADA NA ADMINISTRAÇÃO 5

2.4 AS CARACTERÍSTICAS DO HOMEM OPERACIONAL, REATIVO E PARENTÉTICO 6

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como principal objetivo abordar de forma simples os conceitos, das teorias administrativas, e os modelos de homem operacional, reativo e parentético. Relacionaremos suas características justificando o porquê e todas as teorias administrativa citadas, resumiremos cada dados do texto, e comentarei sobre o darwinismo social pesquisando como ele se aplica na administração. E por ultimo será citado cada característica do comportamento do homem operacional, do homem reativo e do homem parentético apresentado pelo texto.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS ADMINISTRATIVA E O HOMEM OPERACIONAL, REATIVO E PARENTÉTICO

Na teoria da administração o homem operacional é um modelo que destaca na ciência e na política vigente seu jeito de ser assemelham com o sistema social industrial. O homem operacional é um ser eficaz e aceito no meio organizacional sem questionamentos por suas habilidades e por serem produtivos e passivos, principalmente para atuar nas organizações, sendo assim se parece com a administração da abordagem clássica. Que nos fornece a mesma ilustração sobre o homem operacional, buscando criar princípios racionais que tornam as organizações mais eficazes, estabelecendo o fundamento teórico para a disciplina da administração. Na teoria da administração do homem reativo que foi desenvolvido pelos humanistas, seu primeiro e mais importante objetivo é que as administrações estimulam o comportamento e que forçam seu raciocínio especifico. Uma de suas preocupação é a motivação dos trabalhadores, o objetivo não mudou mas havia esperança nas reações positivas em favor das metas das empresas. Com relação as idéias que se encaixam na teoria das relações humanas com o aparecimento das ciências sociais (psicologia) surge a teoria das relações humanas, que tem como prioridade as preocupações com as pessoas e os grupos sociais. Suas origens: necessidade de humanizar e democratizar a administração que houve um desenvolvimento das chamadas ciências humanas. Na teoria da administração do homem parentético, ele faz parte da nossa organização, mas como autônomo ele não pode ser entendido ou explicado é um imediato, despreocupado com o que é racional e chega ser ajustado, tem um nível de consenso em crenças e na própria liberdade. Ele tem novas perspectivas sociais como indústrias avançadas e etc... Não temos que administrar somente as organizações, mas também a nossa sociedade vejo então presente a abordagem organizacional desenvolveu a teoria das estruturas e desenvolveu a atividade organizacional em função das relações de autoridade. Imaginou um tipo ideal de organização ao qual chamou de burguesia. A sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas impessoais ou leis que rege o comportamento de pessoas. Nenhuma organização vive sozinha e autônoma ela opera e vive em um ambiente ou sistema.

2.2 RESUMO COM BASE NO TEXTO

Com base no desenvolvimento do texto, afirmo que no texto fala sobre o raciocínio das organizações, o funcionamento atual moderno tirando exemplos dos funcionamentos antigos de esforços e estudos dos filósofos. Nós dando base de vida na sociedade e na organização, vendo na administração a igualdade ou semelhança ao homem e aquilo que ele é capaz de fazer e que ele não é obsoleto e pode ser avaliado e prestigiado pela vasta amplitude de resultados lógicos e positivos que ele possa dar.

2.3 O DARWINISMO SOCIAL APLICADA NA ADMINISTRAÇÃO

É a tentativa de se aplicar o Darwinismo nas sociedades humanas, descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos para justificar políticos que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes de si sustentar. Esse conceito é muito usado no contexto da competição entre indivíduos no capitalismo Laissefaire, mas motivaram, de forma similar, as idéias de eugenia, racismo, imperialismo, fascismo, nazismo e na luta entre grupos e etnias nacionais. Ele tem origem na teoria da seleção natural de Charles Darwin, que explica a diversidade de espécies de seres vivos através no processo de evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com