TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIO DA COMPETENCIA

Artigos Científicos: PRINCIPIO DA COMPETENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  268 Visualizações

2.3 PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

O Princípio da Oportunidade diz que se devem registrar todas as variações patrimoniais sofridas pelo Patrimônio de uma entidade no momento em que elas ocorrerem. São exemplos de fatos que podem originar as variações patrimoniais: transações realizadas com outras entidades, como compra e venda de bens ou serviços; modificações nas taxas de câmbio, quebras de clientes, catástrofes naturais que interfiram no patrimônio da entidade; movimentos internos que modificam predominantemente a estrutura qualitativa do Patrimônio.

2.4 REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

§ 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com