TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 MODELO DE PROCESSO 5

3.2 EVOLUCAO DO MODELO CASCATA 6

3.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS 7

3.4 EXEMPLO DO MODELO 8

3.5 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 8

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de proporcionar o papel do engenheiro de software dentro de uma organização desenvolvedora e os aspectos éticos que devem ser seguidos. Por meio da gestão dos processos, as organizações desenvolvedoras de software podem obter resultados positivos de qualidade do produto gerado e resultados satisfatórios no atendimento dos custos e prazos.

2 OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo levantar as características principais, do ponto de vista do processo de software, a partir de um conjunto de projetos de software. O trabalho busca compreender o fenômeno da retenção do conhecimento organizacional para aplicação estratégica pelo processo de desenvolvimento de sistemas de informação em empresas desenvolvedores de software. Como consequência do levantamento destas características, devem ser identificadas, dentre o conjunto total de práticas aplicadas entre os diferentes projetos, uma coleção de melhores práticas de desenvolvimento de software. Além disso, será formada uma base de dados descrevendo o processo, permitindo que outros pesquisadores e organizações possam aproveitar o trabalho realizado.

Os objetivos específicos são:

• Examinar o caráter estratégico do processo de desenvolvimento de software;

• Analisar a obtenção de vantagens competitivas das aplicações estratégicas dos sistemas de informação;

• Proporcionar fontes de estudo que possa contribuir para o conhecimento de processos de negócio e software, engenharia de software, engenharia de requisitos e gerenciamento de projetos;

• Auxiliar na compreensão da Qualidade tanto no Processo de Desenvolvimento de Software quanto no Produto.

• Oportunizar atividades com ferramentas Case, onde o aluno desenvolva habilidades específicas trabalhadas de acordo com o conteúdo ministrado.

3 DESENVOLVIMENTO

Para que o produto desenvolvido possua qualidade e eficiência, alguns conceitos são aplicados. Esses conceitos auxiliam toda a equipe envolvida no processo de construção do software. Para a realização desta atividade:

3.1 MODELO DE PROCESSO

Os modelos de processo de software incluem as atividades, que fazem parte do processo e software, os produtos de software e os papéis das pessoas envolvidas na engenharia de software. A maioria dos modelos de processo de software é baseada em um dos três modelos gerais ou paradigmas de desenvolvimento de software:

1. O modelo em cascata: considera as atividades apresentadas e as representa como fases separadas de processo, como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste e assim por diante. Depois que cada estágio é concluído, ele é aprovado e o desenvolvimento prossegue para o estagio seguinte.

2. Desenvolvimento interativo: Um sistema inicial é desenvolvido rapidamente com base em especificações muito abstratas. E então refinando com as informações do cliente, para produzir um sistema que satisfaça as necessidades deste. O sistema então pode ser entregue.

3. Engenharia de Software baseada em componentes (CBSE – Component Based Software Engineering): esta técnica supõe que partes do sistema já existam. Processo de desenvolvimento concentra-se mais na integração dessas partes do que no seu desenvolvimento a partir do inicio.

A construção de um modelo de processo e a discussão dos seus subprocessos ajuda a equipe a entender essa diferença entre o que deveria ocorrer e o que realmente ocorre. (PFLEEGER, 2004, p.38). Utilizaremos nesse projeto o modelo clássico, também chamado de cascata, é um modelo utilizado quando o projeto é bem definido no inicio das atividades.

3.2 EVOLUCAO DO MODELO CASCATA

O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem “top-down”, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação geral. Esse modelo foi derivado de modelos de atividade de engenharia com o fim de estabelecer ordem no desenvolvimento de grandes produtos de software. Cada fase transcorre completamente e seus produtos são vistos como entrada para a nova fase; o software é desenvolvido em um longo processo e entregue ao final deste. O autor sugere laços de feedback, que permitem realimentar fases anteriores do processo, mas em geral o modelo cascata é considerado um modelo linear.

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata/>. Acesso em: 07 abr. 2013.

Na primeira fase, o trabalho é a definição de todos os requisitos necessários para o desenvolvimento do sistema proposto por meio de coleta de dados.

Na fase de analise é efetuada a coleta dos requisitos. Todos os detalhes de funcionalidades, desempenho e interfaces exigidos devem ser documentados e revisto com o cliente. O analista deve ter o domínio das necessidades e especificar cada detalhe que o programa ira desempenhar.

A próxima fase, projeto, tem como finalidade o detalhamento técnico para implementação do software. Os produtos desta fase devem ser arquitetura do software, detalhes da implementação, estrutura de dados, modelo de banco de dados, especificações das interfaces, todos eles documentados de acordo com a metodologia escolhida.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com