TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA

Exames: PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA

Agências estaduais no Brasil

GRACIOSO, Luciana de Souza; JANUZZI, Paulo de Martino. Produção e disseminação da informação estatística. Agências estaduais no Brasil. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 2002. 92-103.

INTRODUÇÃO

A ciência da informação tem como meta estudar as relações técnicas e humanas envolvendo os diversos processos de tratamento da informação para ser usada. No parecer técnico, esta ciência tem o papel de desenvolver e aperfeiçoar ferramentas de análise temática e descritiva da informação. No posicionamento humano, encarregar-se-á de analisar o indivíduo enquanto usuário potencial de informação e nesse corrente irá desenvolver e aperfeiçoar metodologias de estudo que buscam compreende-lo enquanto cidadão, membro ou participante de um grupo social, político, econômico e educacional.

Reputa-se que o indivíduo provido de características e necessidades que lhe são exclusivas, com maior importância no que se refere às necessidades informacionais, os sistemas de informação precisam observar para tais particularidades no sentido de desenvolver produtos e serviços adequados ao perfil da demanda, pois se acredita ser este o caminho mais adequado para fazer com que se execute o uso efetivo da informação.

A preocupação com o uso final da informação deve ser a primazia na preocupação de um sistema de informação. Dentre as áreas que estudam a informação existe sob diferentes enfoques o termo disseminação é utilizado para representar um amplo contingente de questões. Disseminar é entendido como a ação de tornar conhecido, difundir e propagar a informação.

Assim, a fundamentação de pesquisas referente à disseminação da informação estatística, é possível graças ao apoio de importantes institutos com o fim de buscar dados palpáveis de veracidade, são alguns deles, Sistema Nacional Estatístico Nacional –SEN, Instituto Brasileiro de geografia e Estatística – IBGE.

É importante salientar que esses órgãos para vencer os desafios lançados diante do desenvolvimento da sociedade veio a valer-se do método qualitativo para subsidiar e identificar questões que são relevantes sobre a disponibilização da informação estatística no âmbito das agências estaduais, por meio do instrumento de coleta de informações, mediante entrevistas.

O resultado vem para aprimorar o sistema de informação, haja vista que é fundamental para planejamento e formulação de políticas e estratégias no mundo contemporâneo é a informação de estatísticas, agregando vários setores do sociedade, para o fim de elencar todos os dados necessários.

DESENVOLVIMENTO

O Sistema de Informações Estatísticas no Brasil, desde o seu início, em toda sua trajetória passou por inúmeras mudanças e um constante desenvolvimento, a fim de melhorar a disponibilidade aos usuários na Administração Pública. Entretanto, surgiu demandas referente à informação estatística mais específica, decorrente das pesquisas mais detalhadas por meio de pesquisas institucionais, dessa forma veio a requerer um desempenho notável impondo desafios as agências estatísticas, sejam tecnológicos, organizacionais e ainda financeiros.

O levantamento feito em agências estaduais, tratando da disseminação de informação estatística, ficou claro a necessidade de informação para o planejamento público para facilitar a desintermediação que as novas tecnologias de informação estão criando.

É importante ressaltar que no Brasil as estatísticas sociais, econômicas e demográficas são produzidas, compiladas e disseminadas por diferentes agências, na esfera federal ou na estadual bem diferente de outros países.

O uso da informação pela sociedade precisa ser o objetivo, foco, meta, alvo norteador do sistema estatístico. Portanto, é essencial conhecer a percepção que as instituições envolvidas na produção e armazenamento dessas informações têm sobre seus potencias usuários, pois é comum entre os interlocutores quando entrevistados expor que suas opiniões não devem apenas ser coletadas e armazenadas, mas sim analisadas e colocadas em práticas, atendendo o fim que essa coleta de dados tem o alcance das melhorias.

Sem dúvida, é primordial aprofundar o entendimento de algumas das questões aqui colocadas através de levantamentos de natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com