TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.223 Palavras (13 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 – DESENVOLVIMENTO ....................................................................................4/12

CONCLUSÃO...........................................................................................................13

BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................14

1 – INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é analisar a situação de franquias, tendo como foco principal a sua gestão de marketing.

Hoje as empresas procuram se tornar cada vez mais competitivas. Acabam enfrentando enormes dificuldades, em razão da complexidade do sistema econômico, alta carga tributária e constantes alterações nas legislações tributárias e fiscais vigente. Ai entra a importância do marketing, a qual abrange várias formas de comunicação, como a propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais.

O presente trabalho objetiva demonstrar como o franqueado através do marketing colhe os melhores resultados.

Também é objetivo deste trabalho constatar através de análise as competências, competências organizacionais.

Obviamente, tendo como ponto de partida a atual conjuntura econômica do país, os índices de crescimento na procura por franquias vem crescendo nos últimos 10 anos. Os brasileiros estão investindo em práticas de responsabilidades socioambiental visando o desenvolvimento sustentável que deverá ser praticada pela franquia.

2 – DESENVOLVIMENTO

1 - Questões da disciplina: Gestão de Pessoas II.

O consultor empresarial Sérgio Dal Sasso, em seu artigo afirmou que uma escolha, por parte do interessado, deve reunir aptidão, conhecimento, gosto pela atividade e recursos para o investimeto.” Nesse sentido, podemos afirmar que para se estabelecer o franqueado deve possuir competências essênciais para que a franquia obtenha secesso. De acordo com a disciplina de gestão de Pessoas II explique:

a) O que competência?

A competência de cada pessoa é um fator de extrema necessidade para o progresso de uma empresa e de cada ser humano.

A competência está relacionada ao conhecimento, habilidade e atitude (ou

aptidões), que são diferentes em cada pessoa e tem impacto em seu desempenho e

conseqüentemente em seus resultados atingidos.

Ser competente, não significa apenas ter uma base teórica, e sim, uma formação técnica de qualidade ou mesmo a prática em determinada função.

A definição de competência, é também colocar em pratica as atitudes diferenciadas que levam à resultados diferentes, as quais são: iniciativa, flexibilidade, criatividade, empreendedorismo e planejamento, assim atingindo resultados diferenciados.

b) Como é formada a competência organizacional?

A competência organizacional é formada a partir da historia da empresa, sua cultura, seu sistema de valores, da combinação de saberes individuais e coletivos, de seus métodos de aquisição, gestão e desenvolvimento de seu pessoal, de suas tecnologias e métodos de produção transmitidos de maneira formal e informal, de seu sistema gerencial, de seus ativos materiais e financeiros, alcançando um desempenho seguro e econômico.

c) Quais são as competências essenciais que um profissional deve possuir?

O profissional deve possuir as seguintes características: saber agir, saber mobilizar, expressar-se claramente, estar sempre abertas a novos conhecimentos, dedicação, assumir responsabilidades e ter uma visão estratégica.

d) Cite e explique cinco competências genéricas para área gerencial.

As cinco são: Comunicação verbal e escrita, Planejamento e organização, Formação de equipes, Iniciativa, Criatividade.

1 - Comunicação verbal e escrita: capacidade de interagir com as pessoas ao ouvir, processar, escrever e compreender a mensagem como também de argumentar com clareza e coerências promovendo o feedback;

2 - Planejamento e organização: capacidade de planejamento e organização do trabalho priorizando metas tangíveis de acordo com critérios de desempenho;

3. Formação de equipes: capacidade de desenvolver ações de forma cooperada;

4. Iniciativa: capacidade de demonstrar energia, interesse e disponibilidade para o trabalho;

5. Criatividade: capacidade de conceber e adotar soluções inovadoras a diversas situações.

2 - QUESTÕES DA DISCIPLINA: MERCADO DE CAPITAIS

a) Nesse Contexto, há interferência na abertura de uma franquia do mercado financeiro? Se sim, como ela ocorre?

O mercado de franquias cresce a taxas muito maiores do que as do PIB há diversos anos, seja em faturamento, em número de unidades ou em número de redes franqueadoras. A taxa de sucesso das operações franqueadas (muito maiores do que as operações não franquia), a consolidação das marcas e o excelente trabalho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) têm contribuído para esse cenário.

b) Conhecendo o mercado bancário, quais ações como franqueado seriam adequada para captar recursos financeiros para franquia e para investimento do lucro da organização? Cite no mínimo um exemplo de cada.

Através de um banco, o franqueado deve buscar o financiamento para abrir a franquia, com recurso do BNDS, disponível para esta modalidade com juros bem mais baixos do que os disponíveis nas instituições bancárias privadas e com um prazo de amortização à longo prazo. O investimento do lucro na administração deve ser feito na medida em que a empresa obtenha os recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com