TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Projeto de pesquisa: PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

RAIMUNDO ALVES DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

BRASÍLIA

2014

RAIMUNDO ALVES DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Comportamento Organizacional; Homem Cultura e Sociedade; Comunicação e Linguagem e Fundamentos e Teoria Organizacional.

Prof. Mônica Maria Silva;

Wilson Sanches;

Karen Manganotti; e

Márcia Bastos.

BRASILIA

2014

INTRODUÇÃO

A Comunicação nas Empresas tem como objetivo atingir metas, esclarecer dúvidas e interagir com investidores, distribuidores clientes internos e externos. Esse tipo de ferrramenta colabora de forma extraordinária com a interação pessoal nas empresas no que envolve direção, gerência, funcionários e clientes. Por ser considerada a comunicação muito importante dentro de uma organização, é fundamental que se invista nessa area utilizando as varias ferramentas que ela proporciona, desde pronunciamento periódicos sobre a situação da organização em seus vários aspectos financeiros produtivos e outros.

DESENVOLVIMENTO

Desde os primórdios dos tempos, a comunicação têm sido uma ferramenta que é de valor fundamental dentro de uma organização, através dela pode-se informar, sugerir, resolver problemas, previnir situações diverssas, regulamentar leis e normas e metas, também servem de interação interpessoal tanto de clientes internos quanto externos.

Segundo Chiavenato, “comunicação é a troca de informações entre pessoas, significa tornar comum uma mensagem ou informar, constitui um dos processos fundamentais da experiência humana”. (Chiavenato, 2001, p.165.).

Ainda com base no que diz o teórico Chiavenato (2003), pode-se dizer que a comunicação têm papel importante nas relações dentro das empresas. Pois é através da comunicação que as pessoas se fazem ser entendidas, sejam elas internas em seus níveis hierárquicos ou externas tanto clientes quanto fornecedores e distribuidores.

A missão, a visão e as metas da organização se fazem ser entendidas através da comunicação entre pessoas. Marchi (apud Chiavenato, 1997. P.230) diz que:

A vida das pessoas constitui uma infinidade de interações com outras pessoas e com organizações. O ser humano é eminentimente social e interativo. Não vive isoladamente, mas em constante convívio com e relacionamento com seus semelhantes. Devido as suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar. A organização é um sistema de atividades conscientimente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização.

Diante do texto de Roberto Rokermam ‘Relatos Diferentes de uma Narrativa’, nos deparamos com várias situações dentro das empresas em que se utiliza a comunicação e suas ferramentas. No texto o autor cita a empresa CPFL que participa de investidores em distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia elétrica. O autor chama a atenção para investidores, colaboradores, imprensa, comunidades locais, governos e associações de classe. Ele relata que dialogar com cada público de interesse, implica desenvolver relatos sob medida para cada um deles a partir da narrativa corporativa e estabelecer um contato estreito entre a equipe de comunicação e outros serviços envolvidos. Também é citada no texto, a empresa BRASKEM e o seu modo de interagir na organização em diversos setores, que se reunem antes da divulgação trimestral de balanço, para alinhar idéias em prol da organização. O relatório da administração da empresa é publicado anualmente. Outra ferramenta da comunicação utilizada é a publicação da ‘GERAÇÃO BRASKEM’, que relata notícias sobre a empresa, o interessante dessa revista é que ela têm a participação de vários setores, fazendo que com isso haja interação entre o pessoal da BRASKEM.

Na empresa CPFL citada no texto de Roberto Rokermann, a ferramenta de gestão em que se coloca na conta de luz dos clientes, informações que vão desde consumo de energia elétrica a dicas de como prevenir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com