TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAl

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Nesta produção textual veremos a importância que tem a comunicação dentro do ambiente corporativo. Utilizando como embasamento o texto “Relatos diferentes, uma narrativa”, podemos perceber que as informações quando alinhadas da maneira correta, transparece de forma efetiva e clara os objetivos e resultados que a empresa busca.

2 DESENVOLVIMENTO

O processo de comunicação na BRASKEM, entre áreas da companhia e a área de relações de investidores, inicia-se através de duas reuniões que ocorrem no período de uma semana que antecede a divulgação trimestral do balanço. Nestas reuniões são alinhadas as informações que serão divulgadas, para que não haja conflitos. A divulgação dos resultados anuais e a publicação do relatório de administração são feitas, os investidores destacam os pontos principais e a equipe de comunicação faz as observações. A diretoria de comunicação se reúne com o principal executivo da organização para discutir o conteúdo do texto que será lido pelo presidente da empresa, em sua mensagem.

A mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir o conteúdo do texto. “Assim conseguimos alinhar os relatos sob a mesma narrativa” diz o diretor geral da Braskem, Nelson Letaif. Outro exemplo são os boletins gerados para os colaboradores. (Rokermann, 2014, p. 02).

2.1 QUESTÃO 2

Você considera a comunicação importante para o relacionamento interpessoal? Se você respondeu “sim” acertou. O relacionamento interpessoal é responsável pela construção da cultura da empresa, onde são criadas as identidades individuais e coletivas, mas para que isso ocorra, a comunicação precisa conter uma linguagem adequada para a situação. Assim funciona também no ambiente externo, a comunicação não pode ter falhas, é necessário haver clareza e transparência.

2.1.1 QUESTÃO 3

Por que é importante para a sociedade a transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas? É importante porque, havendo transparência e coerência no que é dito toda sociedade entenderá a linguagem transmitida de maneira uniforme. As informações são revisadas, alinhadas e repassadas a sociedade que recepta informações sólidas, não havendo conflito de informações.

3 CONCLUSÃO

A comunicação é tão importante para uma empresa quanto qualquer departamento interno ou externo, pois está relacionada ao desenvolvimento de todo conjunto, que precisam se comunicar para que flua o processo de funcionamento da empresa.

REFERÊNCIAS

ROKERMANN, Roberto. Relatos diferentes, uma narrativa. Comunicação empresarial, a. 23, n. 89, 2013. Disponível em: <http://www.flip3d.com.br/web/temp_site/edicao-1888.pdf>. Acesso em: fev. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com