TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSÕES

Artigo: PROFISSÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

Profissões:

Medicina veterinária

. Principais universidades .

Apos realizar determinadas pesquisas foi possível notar que muitas universidades brasileiras oferecem tal curso, e tais são;

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade de Brasília (UnB)

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Universidade Paulista – UNIP

Universidade de franca – UNIFRAN

.vestibular da área.

Índices: A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulga a lista de número de candidatos por curso em primeira opção do Concurso Vestibular 2014. Foram 42.044 inscritos no processo seletivo que oferece 5.461 vagas em 89 cursos de graduação. Os cinco cursos mais concorridos são: Medicina (57,06 por vaga); Psicologia – Diurno (20,45); Psicologia – Noturno (18,07); Fisioterapia (15,00) e Jornalismo (14,98). Esses cinco cursos também foram os mais procurados no último Vestibular (janeiro 2013), apenas alternando posições.

Figuram ainda entre os mais procurados: Publicidade e Propaganda (14,78), Arquitetura e Urbanismo (14,75), Medicina Veterinária(13,42), Biomedicina(12,92), Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) – Noturno (12,11) e Relações Internacionais (12,02), todos esses com mais de 12 candidatos por vaga. Em relação ao último concurso, houve um aumento de 37 vagas ofertadas, distribuídas entre os cursos de Engenharia Química (20 vagas), Engenharia Ambiental (5 vagas) e Engenharia de Produção (12 vagas). Confira, abaixo, a lista dos 15 cursos mais procurados pelos candidatos na concorrência geral.

Em números gerais, sete cursos tiveram mais de mil inscritos: Arquitetura e Urbanismo (1.623); Direito – Diurno (1.695) e Direito - Noturno (1.843); Engenharia Civil (1.704); Engenharia Mecânica (1.031); Medicina (7.988); Medicina Veterinária (1.288). Todas as ofertas têm procura superior a um candidato por vaga. Os de menor densidade são: Artes Visuais Licenciatura com 1,41; Música com 1,45; Física Licenciatura – Diurno com 1,54; Física Computacional com 1,75; e Matemática Licenciatura - Noturno 1,78.

Estatísticas:

Curso Cidade Vagas Masculino Feminino Geral Cand/vaga

Medicina veterinária-integral Araçatuba 45 273 710 953 21,2

Medicina Veterinária - integral Botucatu 60 392 1.342 1.734 28,9

Medicina Veterinária - integral Jaboticabal 50 294 818 1.112 22,2

Exigências: Segundo especialistas, a medicina veterinária é a ciência que trata dos animais, mas vai muito adiante: ela se dedica à prevenção, ao controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além da ciência que promove o controle da qualidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.

"Gostar de animais é um pré-requisito para a pessoa se tornar um bom profissional, mas não é o único. O médico veterinário tem um leque de atuação muito extenso. E às vezes, quem só gosta de animais, pode sofrer quando se encontrar em uma situação delicada, como uma em que será preciso sacrificar o animal", disse o professor Renato César Sacchetto Tôrres, vice-diretor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A mesma opinião é compartilhada pelo professor Gilson Hélio Toniollo, coordenador de um dos três cursos de medicina veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "É claro que o veterinário tem que gostar de animais, só que o médico veterinário vai muito além disso. Não dá para um adolescente entrar faculdade porque tem um cachorrinho de estimação e por isso acha que vai cuidar de animais. Tive alunos que viram sangue e saíram chorando da sala de aula", afirmou o professor.

Quatro grandes áreas de atuação

Por exigência do Ministério da Educação (MEC), todos os cursos de medicina veterinária do país - ao todo são 129 cursos, segundo a última divulgação do MEC - promovem uma formação generalista para o aluno, que deve sair da faculdade com o mínimo de conhecimento em todas as áreas que um médico veterinário pode atuar.

Segundo os professores ouvidos pelo G1, as disciplinas são obrigatórias e o percentual de desistência nos cursos de medicina veterinária é quase nulo. São quatro as grandes áreas de atuação:

1. Medicina e cirurgia: Destinada para os profissionais que querem se dedicar ao atendimento médico e cirúrgico para animais de pequeno e de grande porte. Seria o médico veterinário "tradicional", que atua em clínicas e hospitais.

2. Inspeção de produtos de origem animal: Área destinada para médicos veterinários que serão responsáveis pela avaliação e inspeção de produtos de origem animal - como leite e seus derivados, carnes, ovos, etc - que serão comercializados para consumo humano. O médico veterinário é o único profissional capacitado para garantir a qualidade e a segurança desses produtos.

3. Medicina veterinária preventiva: Destinada para os profissionais que vão dedicar os seus estudos à pesquisa e à produção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com