TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR FINAL DO MÓDULO DE SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL

Por:   •  9/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 6

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO PALMARES

CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

PROJETO INTEGRADOR FINAL DO MÓDULO DE SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL

PAULIANA DA SILVA

PALMARES

OUTUBRO/2017

PAULIANA DA SILVA

Projeto Integrador Final do módulo de saúde e higiene ocupacional, apresentado ao professor Eduardo Augusto Lins de Vasconcelos, do curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade a distância, da Secretaria Executiva de Educação Profissional de Pernambuco, como requisito para recuperação e melhoria de desempenho.

PALMARES

OUTUBRO/2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................        ...04

2 VISTORIA NA EMPRESA MERCADINHO ESPERANÇA........................................05

2.1 Análise Preliminar de Risco da empresa visitada..............................................................05

3 PLANO DE INTERVENÇÃO PARA A EMPRESA.......................................................06

3.1 Cronograma de atividades........................................................................................07

CONCLUSÃO..................................................................................................................08

1 INTRODUÇÃO

O projeto integrador é um trabalho realizado ao final de cada módulo, constitui em uma estratégia de aprendizado proporcionando o estudo de todos os temas abordados nos módulos, é um instrumento de integração entre ensino, pesquisa e extensão que proporciona ao aluno contato com setores industriais estudados ao longo do módulo.

O processo de construção do projeto nos leva a um maior aprendizado, possibilitando um contato maior com todos os assuntos já estudados em cada módulo, com uma carga horaria de 30 horas com duração de 2 semanas, tendo a função de recuperar as notas não obtidas/alcançadas em cada módulo.

Este projeto será dividido em três etapas:

Primeira etapa: visita à empresa mercadinho esperança seguida na realização de uma analise preliminar de risco, onde serão identificados os riscos orientando os colaboradores dos riscos existentes em suas atividades no trabalho. Organização e execução da atividade, Estabelecer procedimentos seguros, Trabalhar de maneira planejada e segura, Prevenção dos acidentes de trabalho, sensibilizar e instruir os trabalhadores sobre os riscos evolvidos na execução do trabalho.

Segunda etapa: Elaboração de um plano de intervenção para a empresa com sugestão para a melhoria das irregularidades encontradas.

Terceira etapa: elaboração de um texto de instrução para ser entregue ao trabalhador para que haja acesso às informações sobre o plano de intervenção.

2 VISTORIA NA EMPRESA MERCADINHO ESPERANÇA

A empresa Mercadinho Esperança tem como ramo de atividade a venda de produtos alimentícios variados e produtos de higiene e limpeza.

A principal meta da empresa é sempre buscar a qualidade e a excelência na prestação de serviços e na qualificação dos seus colaboradores, primando pela excelência no atendimento.

  • 2.1.Descrever os riscos encontrados de forma detalhada e informativa;
  • 2.2. Mercadinho e Caixa: O principal risco encontrado é o da Postura.
  • 2.2.2. Açougue: Os principais riscos encontrados são cortes, choques elétricos e Ruídos.
  • 2.2.3. Banheiros: Fungos e Bactérias.
  • 2.3. Analisar os riscos a que os colaboradores estão submetidos;
  • 2.3.1. Mercadinho e Caixa: Os colaboradores que atuam neste setor correm o risco de sofrerem com algum problema de postura por permanecer muito tempo na mesma posição.
  • 2.3.2. Açougue: O colaborador que atuam neste setor corre o risco de sofrerem cortes devido o manuseio de instrumentos cortantes como facas e serras, choques elétricos devido ao manuseio de equipamentos elétricos e sofrerem problemas auditivos devido ao barulho da serra de cortar carne e da máquina de fatiar queijo e presunto.
  • 2.3.3. Banheiros: Todos os colaboradores que utilizam os banheiros correm o risco de serem contaminados por fungos e bactérias, se não seguirem corretamente as recomendações de higiene previstas.
  • 2.4. Descrever os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) utilizados e fornecidos pela empresa;
  • 2.4.1. Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fornecidos pela empresa: Foi observado que a empresa não fornece nenhum equipamento de proteção individual, para seus colaboradores.
  • 2.4.2. Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) utilizados empresa:

      Não Foi observado nenhum extintor de incêndio.

  • 2.5. Descrever as atividades desenvolvidas pela empresa para minimizar os riscos encontrados no ambiente de trabalho.

3 PLANO DE INTERVENÇÃO PARA A EMPRESA MERCADINHO ESPERANÇA

A finalidade do plano de intervenção é a partir das análises feitas na segunda etapa, busca meios para a melhoria das condições de trabalho. 
Para melhorar o ambiente de trabalho e a saúde dos colaboradores, sugerem-se mudanças, conforme segue abaixo:
Questões de estruturas físicas:
Problema: Problema de Postura do colaborador
Causa do Problema: Caixa posicionado em local inadequado.
O que Fazer? Mudar o caixa para uma posição mais adequada que possibilite ao colaborador uma melhora em sua postura assim ele não precisará mais mudar de posição para o atendimento.
Como Fazer: Tirar o caixa do centro do mercadinho e coloca-lo em uma das laterais.
Uso de Equipamentos de Proteção Individual:
Problema: Riscos de cortes, choques elétricos e Ruídos.
Causa do Problema: A não distribuição, pela empresa, dos Equipamentos de Proteção Individual para seus colaboradores.
O que Fazer? Distribuir os Equipamentos de Proteção Individual de acordo com as necessidades de seus colaboradores, tais como: 
- Luvas de malha de aço: De forma bastante funcional, elas protegem os colaboradores de possíveis acidentes com facas de corte não aconteçam.
- Botas de PVC: De forma bastante funcional, elas protegem os colaboradores de possíveis acidentes ou quedas decorrentes do piso molhado ou úmido. 
- Protetores auditivos: De forma bastante funcional, eles protegem os colaboradores de possíveis danos no aparelho auditivo, causados pelas máquinas de corte existentes no açougue, que operam em um nível de decibéis bem alto.
- Avental de PVC: De forma bastante funcional, elas protegem os colaboradores de possíveis danos ao tronco dos colaboradores.
Óculos de proteção: De forma bastante funcional, elas protegem os colaboradores de possíveis danos nos olhos, causados pela projeção de partículas.
Os demais equipamentos de proteção para açougueiros são a Touca de proteção, Máscara descartável e as Luvas plásticas descartáveis para a manipulação de alimentos.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
Problema: Risco de incêndios.
Causa do Problema: Falta dos equipamentos de proteção coletiva (EPC).
O que Fazer? Colocação dos equipamentos de proteção coletiva (EPC), tais como:
- Extintor de incêndio de Pó Químico: Colocação de 01 extintor de pó químico na área do açougue com a finalidade de proteção contra incêndios nas instalações e equipamentos elétricos.
- Extintor de Incêndio a base de água: Colocação de 01 extintor a base de água na área do mercadinho com a finalidade de proteção contra incêndios nas instalações e mercadorias.
- Lâmpada de Emergência: Colocação de 01 lâmpada de emergência no açougue, 01 no banheiro e 03 no mercadinho.
Aspectos Motivacionais e Legais (Legislação do Trabalho)
Para uma melhor condição de trabalho e produtividade no ambiente laboral a empresa deve incentivar, através de palestras e cartazes, o uso dos equipamentos de Proteção Individual, Prevê instruções para ensinar os colaboradores a utilizarem esses equipamentos e também sobre a utilização dos equipamentos de proteção coletiva. A empresa deverá também se adequar as normas vigentes quanto à segurança do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com