TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS ACADÊMICOS E EMPRESARIAIS

Ensaios: PROJETOS ACADÊMICOS E EMPRESARIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de projeto e para que desenvolve-lo

...Segundo Xavier, (2005, p.5), e de acordo com a norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos), o projeto é:

“Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.”

Existe para atender necessidades dos Stakeholders. Seja qual for o projeto: um novo produto, conquista do cliente, fabricação em grande escala entre outros.

Para Harold Kerzner (2006, p.15)

Trata-se de um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade

(...)

Os projetos reúnem e vendem conhecimento. Não importa qual seja a estrutura formal de uma organização, sua hierarquia funcional, matriz ou a emergente organização por processos, cujas linhas de comunicação e poder são definidas ao longo dos processos do negócio(...)

Um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade concreta. E elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando idéias em ações planejadas e executadas de acordo com o que o projeto estipula no contrato.

 Projetos empresariais e acadêmicos

Projetos Empresariais: são diferentes modalidades de estudos especiais, quer ligados à processos de expansão, quer ligados a custos, riscos, sistemas de controle, Joint Ventures, Governança Corporativa, etc. Visam atender um objetivo específico, bem definido.

Projeto acadêmico: é o resultado de algum dos diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições ensino, pesquisa e extensão, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades.

Alguns dos tipos mais comuns são:

TESE: “É um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia,de um ponto de vista, ou então, pelo questionamento de um determinado assunto.” (SILVEIRA, 2002) .

MONOGRAFIA: Apresenta o resultado de investigação pouco complexa e sobre tema único e bem delimitado.

ARTIGO: apresenta o resultado de investigação sobre tema único e bem delimitado. Pode visar à obtenção de título, sendo usado ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.

• Semelhanças:

São realizados por pessoas dotadas de comprovada ha¬bilidade e competência, voltados para propósitos específicos que podem ser claramente definidos e compreendidos pelos envolvi¬dos, específicos na medida em que é improvável que haja repetições quanto às pessoas envolvidas e quanto aos resultados a serem alcançados, planejados e controlados consoantes as metas a serem atingidas. Concebidos para resultarem em produtos, serviços, processos ou conhecimentos exclusivos.

Conclui-se que o desenvolvedor do projeto deve ser dotado de objetividade, autonomia intelectual e profissional para que ele possa oferecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com