TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES

Trabalho Escolar: PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  1.785 Visualizações

Página 1 de 4

PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES

I) INTRODUÇÃO

• Cloreto de Sódio (NaCl):

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é classificado como sendo um composto iônico cristalino. É uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. Seu ponto de fusão é de 801ºC.

• Sacarose (C12H22O11):

A sacarose, também conhecida como açúcar de mesa, é um tipo de glicídio formado por uma molécula de glicose e uma de frutose produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese. Seu ponto de fusão é de 186ºC.

• Ácido Clorídrico (HCl):

O ácido clorídrico é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Seu ponto de fusão é de 114,8ºC.

• Hidróxido de Sódio (NaOH):

O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte. Seu ponto de fusão é de 318 °C.

• Álcool Etílico (CH3CH2OH)

O etanol, também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. Seu ponto de fusão é de -114°C.

II) OBJETIVOS

Diferenciar os compostos iônicos e moleculares através do ponto de fusão, da condutividade elétrica e solubilidade.

III) PARTE EXPERIMENTAL

Materiais Utilizados

- Béquer;

- Tubo de ensaio;

- Bico de Bunsen;

- Espátula;

- Bastão de Vidro;

- Pinça de Madeira;

- Balança;

- Circuito Elétrico;

IV) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1ª Parte: Diferenças observadas na fusão das amostras;

Foi aceso e regulado a chama do bico de Bunsen para ser usado posteriormente. Em seguida, com o auxílio de uma espátula foi colocado uma pequena quantidade de NaCl em um tubo de ensaio e levado o mesmo para o bico de Bunsen e deixado por algum tempo em uma inclinação de 45º. Realizou-se o mesmo procedimento com a Sacarose.

2ª Parte: Diferenças observadas na condutividade elétrica;

A) No estado sólido:

Foi colocado em béquers separados e limpos amostras de NaCl e Sacarose. Em seguida, ligou-se o circuito elétrico na tomada e com seus eletrodos tocou-se na solução para observar se o elemento possui ou não condutividade elétrica.

B) Em meio aquoso:

Em 2 béquers separados contendo 30 mL de água cada, em um deles foi dissolvido completamente cerca de 2 gramas de cloreto de sódio e no outro a mesma quantidade de Sacarose. Em seguida foi realizado o mesmo processo do circuito elétrico, no qual usa-se os eletrodos tocando-os sobre a solução para poder analisar se a amostra possui condutividade elétrica.

Repete-se o processo todo utilizando um pouco de solução de HCl, NaOH e Álcool Etílico em recipientes separados.

3ª Parte: Diferenças observadas na solubilidade;

Para observar a solubilidade dos elementos, foi enumerado 5 tubos de ensaio e com uma espátula foram adicionados a cada um deles uma pequena amostra de cada uma das substâncias. Posteriormente foi adicionado 5 mL de água destilada para concluir a mistura. Em seguida, foi repetido o processo, porém ao invés de ser adicionado a água, adiciona-se 5 mL de Hexano a cada tubo de ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com