TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES FÍSICAS DE MILHO, ARROZ E BATATA: MASSA, DIMENSÕES, DENSIDADE REAL E APARENTE E MORFOLOGIA

Exames: PROPRIEDADES FÍSICAS DE MILHO, ARROZ E BATATA: MASSA, DIMENSÕES, DENSIDADE REAL E APARENTE E MORFOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  1.532 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

No Brasil, o milho é um dos três cereais mais consumidos e graças à sua constituição química, obtêm-se dos grãos do milho, verdes ou maduros, diversos derivados. O seu valor nutritivo, diretamente relacionado aos compostos químicos presentes nos grãos, é um dos principais motivos da sua utilização tanto na alimentação humana quanto na animal. O milho é especialmente rico em carboidratos, essencialmente o amido, o que o caracteriza como alimento energético. Outros importantes nutrientes estão presentes, como os lipídios, fibras dietéticas, proteínas e vitaminas. (PAES, )

O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, caracterizando-se como principal alimento para mais da metade da população mundial. É constituído principalmente por amido, apresentando quantidades menores de proteínas, lipídios, fibras e cinzas. Entretanto, a composição do grão e de suas frações está sujeita a diferenças varietais, variações ambientais, de manejo, de processamento e de armazenamento, produzindo grãos com características nutricionais diferenciadas. (WALTER, 2008)

A batata é considerada a principal hortaliça no Brasil, tanto em área cultivada como em preferência alimentar. Apresentam em sua composição alto conteúdo de água e carboidratos. Além disso, seus tubérculos contêm proteínas de alta qualidade, além de considerável quantidade de vitaminas e sais minerais. (ARRUDA, 2004)

O conhecimento das características físicas dos produto agrícolas e dos seus princípios tem grande importância para a construção e operação de equipamentos, assim como para adaptação de equipamentos já existentes, visando obter maior rendimento nas operações de processamento. (SILVA, 2008)

As dimensões da matéria prima serão utilizadas para o dimensionamento de tamanho e forma dos furos das peneiras em equipamentos destinados à separação e classificação. Já o conceito de densidade, real e aparente, é aplicado em comercialização, dimensionamento de silos ou depósitos, secadores, sistemas de transporte, e no caso de grãos pode ser utilizado também para determinar teores de umidade e danos causados por insetos e pragas durante o armazenamento. (SILVA, 2008)

Sendo assim, o objetivo desta aula prática foi determinar massa, dimensões e densidade real e aparente de milho, arroz e batata.

REFERÊNCIAS

PAES, M.C.D. Culinária do Milho & Sorgo. Disponível em: < http://www.cnpms.embrapa.br/receitas/index.html>. Acesso em: 10 mar. 2014

WALTER, M. MARCHEZAN, E. AVILA, L. A. de. Arroz: Composição e Características Nutricionais. Ciência Rural, v.38, n.4, p.1184-1192, jul, 2008.

ARRUDA, C. R. Análise das Etapas do Processamento de Batata Chips. Goiânia: Universidade Católica de Goiás. 2004. 38p. (Trabalho de Conclusão de Curso).

SILVA, J. S. Secagem e Armazenagem de Produtos Agrícolas. 2. ed. Viçosa-MG: Aprenda Fácil Editora, 2008. v. 1. 560p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com