TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA I - DETERMINAÇÃO DE MASSA, VOLUME, DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS E NOÇÕES DE ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.

Trabalho Escolar: PRÁTICA I - DETERMINAÇÃO DE MASSA, VOLUME, DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS E NOÇÕES DE ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  2.759 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Oeste da Bahia

PRÁTICA I - DETERMINAÇÃO DE MASSA, VOLUME, DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS E NOÇÕES DE ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.

Fundamentos de Química Geral

Docente: Cristiane Nunes

Discentes: Adriano Barbosa

Ítalo Martins

Pablo Mundel

Raissa Nunes

Barreiras – BA

29 de Janeiro de 2014 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4

Materiais e equipamentos 4

Procedimentos 4

RESULTADOS E DISCUSSÕES 5

CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

INTRODUÇÃO

Massa - A massa está relacionada à quantidade de matéria que um corpo pode possuir. Através de Newton descobriu-se que esta grandeza dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado (peso). Para se calcular a quantidade de massa de um corpo ou objeto utilizam-se balanças, normalmente eletrônicas, pois são muito precisas.

Volume – O volume de um corpo representa o espaço ocupado pelo mesmo. Sua medição se dar de varias maneiras dependendo do seu formato. Formas regulares, por exemplo, mede-se diretamente usando dimensões do objeto; já formas irregular recorre-se ao método indireto que consiste em mergulhar o objeto em água, observando-se o deslocamento.

Os volumes medem-se diretamente usando provetas, pipetas e buretas, devendo estas últimas ser usadas em medições que requeiram uma maior exatidão. Para medir o volume do líquido contido numa proveta, bureta ou pipeta, deve tomar-se como linha de referência o nível inferior do menisco, evitando erros de paralaxe. [01]

Densidade de sólidos – A densidade representa a quantidade de massa presente no corpo em relação ao seu volume. Para se calcular essa grandeza é preciso dividir a massa pelo volume do objeto.

A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. O que você entenderia se te dissessem que o chumbo possuir maior densidade do que o alumínio? A explicação é que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio. [02]

Algarismos significativos – Os algarismos significativos são representados somente pelos algarismos corretos seguido do primeiro algarismo duvidoso (avaliado). Algarismos corretos são aquele medidos precisamente, já os duvidosos são os algarismos avaliados não tendo portanto tanta precisão.

O objetivo dos procedimentos executados se concentrou em determinar a massa, o volume e densidade de diversos materiais, levando em consideração os algarismos significativos nas medidas realizadas.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Materiais e equipamentos

• Procedimento I – Placa de petri, balança analítica, parafuso, pedra, prego e cobre.

• Procedimento II – Parafusos, água destilada e proveta.

• Procedimento III – Balança analítica, pipeta graduada, béquer, álcool, pipeta volumétrica, água destilada, picnômetro e termômetro de mercúrio.

Procedimentos

• Procedimento I – Pesaram-se dois parafusos em uma placa de petri na balança analítica; anotou a massa e em seguida realizou o mesmo procedimento com prego, cobre e pedra repetindo a pesagem 3 vezes para cada objeto.

• Procedimento II – Pesaram-se dois parafusos e anotou a massa. Adicionou-se 50 ml de água destilada em uma proveta de 100 ml; logo se colocou cada material (prego, cobre e pedra) r dentro da proveta e observou o deslocamento dos corpos na água para especificar seus respectivos volumes.

• Procedimento III – Pesou-se um béquer de 50 ml vazio, em seguida com uma pipeta graduada e uma pêra automática, adicionou-se 10 ml de álcool etílico hidratado em 92,8 INPM e pesou-se novamente. Em seguida, essa operação foi repetida trocando-se apenas a pipeta graduada pela pipeta volumétrica.

Na sequência o procedimento anterior foi novamente repetido medindo-se a temperatura da água com um termômetro de mercúrio. Posteriormente pesou-se um picnômetro de 50 ml, adicionou-se álcool e pesou-se novamente, logo, trocou-se o álcool pela água e pesou-se também. Misturou-se em uma proveta de 100 ml, 30 ml de água destilada e 30 ml de álcool e anotou as observações.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A tabela abaixo mostra os valores encontrados da massa, volume e densidade dos objetos.

Prego Fios de Cobre Pedra Parafuso

Massa 1 3,0112 Massa 1 5,1156 Massa 1 12,2660 Massa 1 3,6029

Massa 2 3,0115 Massa 2 5,1159 Massa 2 12,2668 Massa 2 3,6027

Massa 3 3,0114 Massa 3 5,1157 Massa 3 12,2648 Massa 3 3,6023

Média 3,0116 Média 5,1157 Média 12,2659 Média 3,6026

Volume 0,4 Volume 0,8 Volume 4,9 Volume 0,7

Densidade 7,5 Densidade 6,4 Densidade 2,5 Densidade 5,1

Tabela 01 – Massa, volume e densidade do prego, fios de cobre, pedras e parafuso.

A massa representa a quantidade de matéria de um corpo. Esta foi obtida realizando três repetições de pesagem e posteriormente suas respectivas médias. As repetições são importantes neste procedimento, visto que alguns fatores (ventilação, umidade, temperatura) interferem nas marcações da balança analítica. Porém, é importante destacar que a mesma apresentava cinco algarismos no leitor o que reforça a precisão. O volume foi determinado calculando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com