TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA 09 FENÔMENOS MAGNETICOS

Monografias: PRÁTICA 09 FENÔMENOS MAGNETICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário Una.

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário Una.

PRÁTICA 9 – FENÔMENOS MAGNÉTICOS

Engenharia Civil – Laboratório de Eletromagnetismo –

Professor: André Zocrato.

Amanda Lopes, Breno Rezende, Jéssica Regina, Tadeu Rodriguês

1. INTRODUÇÃO

Magnetismo é o fenômeno de atração ou repulsão observado entre determinados corpos, chamados ímãs, entre ímãs e certas substâncias magnéticas (como ferro, cobalto ou níquel) e também entre ímãs e condutores que estejam conduzindo correntes elétricas. Todo ímã apresenta duas regiões distintas, em que a influência magnética se manifesta com maior intensidade. Essas regiões são chamadas de polos do ímã. Esses polos possuem comportamentos diferentes na presença de outros ímãs, e são denominados Norte (N) e Sul (S).

A diferente natureza dos polos de um ímã, já posta em evidência devido à sua orientação particular, evidencia-se mais ainda quando se notam as ações que os polos de um ímã exercem sobre os polos de outro ímã.

Aproximando-se do polo norte de um ímã o polo sul de outro ímã, nota-se uma atração. A partir da figura acima, podemos enunciar a lei da força magnética: Pólos da mesma natureza se repelem e de naturezas diferentes se atraem.

Campo Magnético

Assim como a força gravitacional e a força elétrica, a força magnética é uma interação à distância, ou seja, não necessita de contato. Dessa forma, associamos aos fenômenos magnéticos a idéia de campo, assim como nos fenômenos elétricos. Conseqüentemente, dizemos que um ímã gera no espaço ao seu redor um campo que chamamos de Campo Magnético. O campo magnético interage com outros ímãs, com as substâncias magnéticas e com correntes elétricas.

Bússolas

São aparelhos que servem para a orientação dos viajantes, que usam como ponteiro uma agulha magnetizada, ou seja, se comportando como um ímã.

Uma bússola sempre tende a orientar-se paralelamente ao campo magnético aplicado sobre ela, com o polo norte da bússola apontando no sentido do campo.

Magnetismo terrestre

A Terra exerce sobre uma agulha magnética a mesma ação que um poderoso ímã. A Terra pode ser então considerada como um grande ímã, cujos polos magnéticos estão próximos dos polos geográficos.

A Terra exerce sobre uma agulha magnética uma ação que tende a fazer a agulha orientar-se paralelamente ao campo magnético.

2. OBJETIVOS

Analisar o comportamento de imãs e o campo magnético gerado por eles; estudar varias situações nas quais condutores e retilíneos e/ou espiras integram com imãs permanentes.

3. MATERIAIS UTILIZADOS:

Processo I – Imãs e polos magnéticos

• 2 Imãs cilíndricos;

• Bussola didática (suporte para bussola didática + 1 agulha magnética).

Processo II – Amortecedor magnético

• 1 Suporte para amortecedor magnético;

• 5 Imãs em anel com polos identificado.

4. METODOLOGIA

Processo I – Imãs e polos magnéticos

Inicialmente, aproximamos as extremidades com cores iguais (pólos iguais) e observamos e ilustramos a força que age no imã.

Viramos um dos imãs e aproximamos as extremidades com cores diferentes (pólos opostos), e observamos e ilustramos a força que age no imã.

Aproximamos da bussola um imã com o pólo pintado de azul, repetimos o processo com o outro pólo do imã pintado de vermelho, e observamos o ocorrido com a agulha da bussola nos dois processos.

Com a extremidade pintada de vermelho da bussola aponta para o norte geográfico, determinamos a polaridade das extremidades da bussola e identificamos os pólos do imã.

Processo II – Amortecedor Magnético

Inicialmente, utilizamos o suporte para amortecedor magnético e colocamos um imã com a face vermelha voltada para cima e a seguir foi colocado outro imã com a face vermelha voltada para baixo.

Colocamos todos os imãs no suporte amortecedor de tal modo que formamos dois pólos opostos e afastados um do outro.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Processo I – Imãs e polos magnéticos

Ao aproximamos as extremidades com cores iguais (pólos iguais) observamos que polos da mesma natureza se repelem como mostra a figura abaixo:

Observamos que ao aproximar os imãs cilindros com as extremidades de cores iguais eles se atraem como mostra a figura abaixo:

Ao aproximarmos da bussola um imã com o pólo pintado de azul e um outro pólo do imã pintado de vermelho, observamos que a agulha magnética da bussola direciona para os imãs conforme sua cor. (ex: imã com o pólo azul é atraído pela parte pintada de azul da agulha magnética).

Observamos que sua extremidade pintada de vermelho da bussola aponta para o norte geográfico, que por sua vez é o sul magnético, sendo assim temos:

Vermelho > Sul magnético / Azul > Norte magnético.

Processo II – Amortecedor Magnético

Ao utilizarmos o suporte para amortecedor magnético e colocarmos um imã com a face vermelha voltada para cima e a seguir colocar outro imã com a face vermelha voltada para baixo observou-se que pólos da mesma natureza se repelem.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com