TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronizaçao De Soluçao

Artigos Científicos: Padronizaçao De Soluçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

A titulação consiste em determinar quantidades de substancias desconhecidas por meio de medidas volumétricas, fazendo reagir com solução de concentração conhecida ou padrão para que seja descoberta a concentração da solução desconhecida. Para que o desconhecido possa ser determinado, é preciso ser possível reconhecer em que ponto a reação termina, e saber exatamente o volume da solução padrão que foi utilizado (CONSTANTINO, 2004. p. 78).

Conheceram-se a concentração molar da solução padrão, sabemos que o volume dessa solução contém uma quantidade do reagente em questão igual ao produto da concentração pelo volume. (CONSTANTINO et al, 2004. p. 79). Assim, pode-se determinar a quantidade de concentração da amostra desconhecida (CONSTANTINO 2004. p. 79).

Varias reações, porém, não envolvem mudanças perceptíveis. Nesses casos, temos que adicionar um reagente auxiliar, ou indicador, que muda de cor no momento em que a reação termina. Podendo ser mais bem entendido pela figura 1.1 abaixo (CONSTANTINO 2004. p. 789).

Figura 1.1 titulação na bureta (fonte própria.).

Uma solução assim tratada torna-se uma solução padronizada, tendo assim um valor de concentração confiável, podendo ser usada à mesma solução envolvendo trabalhos futuros (CONSTANTINO et al, 2004. p. 79).

Segundo Vogel (2008), chama-se solução padrão a uma solução que contém um peso exatamente conhecido do reagente num volume definido da solução.As soluções são classificadas como:

Soluções de reagentes que têm uma concentração aproximada;

Soluções padrões com uma concentração conhecida de um dos produtos químicos;

Soluções padrões de referência que possuem uma concentração conhecida de uma substância padrão primária;

Soluções padrões titrimétricas, que têm uma concentração conhecida (determinada por pesada ou por padronização) de uma substância que não seja um padrão primário.

Para soluções reagentes em geral é suficiente pesar-se aproximadamente a quantidade do material requerido, usando um vidro de relógio ou um frasco de pesagem de plástico, adicionando, então, ao volume requerido do solvente que tenha sido medido em uma proveta (Basset, 1981).

Quando o reagente não é disponível na forma pura, como nos casos da maioria dos hidróxidos alcalinos, alguns ácidos inorgânicos e várias substâncias deliquescentes, é preciso preparar previamente soluções da normalidade aproximada. Estas são, então, padronizadas por titulação contra uma solução de uma substância pura de concentração conhecida. É geralmente melhor padronizar uma solução por uma reação do mesmo tipo daquela para a qual a solução será empregada, e em condições experimentais tão próximas quanto possível das do trabalho. Deste modo se pode reduzir ou cancelar o erro de titulação e outros erros. (Vogel, 2008

O preparo e padronização de soluções são muito importantes para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata. Estas soluções são designadas Soluções Padrão. Um reagente adequado ao preparo de uma Solução Padrão deve satisfazer os seguintes requisitos:

Deve ser fácil obter, purificar, secar e preservar em estado puro;

A substância não deve se alterar no ar durante a pesagem;

A substância deve poder ser testada para impurezas por ensaios qualitativos ou por outros testes de sensibilidade conhecida;

O padrão deve ter massa molecular relativa elevada para que os erros de pesagem possam ser ignorados;

A substância deve ser facilmente solúvel nas condições de trabalho;

A reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea

Quando não se tem o reagente na forma pura, como é o caso da maior parte dos hidróxidos alcalinos e de alguns ácidos inorgânicos, preparam-se inicialmente soluções que tenham aproximadamente a molaridade desejada. Depois estas soluções são padronizadas pela titulação contra solução de uma substância pura, com concentração conhecida com exatidão, chamada de padrão primário.

Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão através da pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição em um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.

São consideradas substâncias padrão primárias somente aquelas que satisfazem os seguintes requisitos:

As substâncias devem ser de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação.

As impurezas devem ser facilmente identificáveis em ensaios qualitativos conhecidos.

O teor de impurezas não deve ser superior a 0,01 – 0,02%.

A substância não deve ser higroscópica ou eflorescente.

A substância deve possuir elevado Kps, de modo a formar uma solução perfeita.

A substância deve possuir elevado peso molecular.

A substância deve ser sólida.

Soluções padrões

São consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecido. É desejável que a concentração das soluções de trabalho possa ser determinada com erro inferior a 0,1%.

A preparação de uma solução requer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Quando o reagente com que se tem de preparar a solução é uma substância padrão primário, recorre-se à técnica direta, pesando uma fração definida ou medindo seu volume para dissolução, normalmente em solvente universal. A solução assim obtida é uma solução padrão primário.

Quando o reagente não é disponível em sua forma mais pura, como no caso da maioria dos hidróxidos alcalinos, alguns ácidos inorgânicos e várias substâncias deliquescentes; recorre-se à técnica indireta, que consiste em preparar inicialmente uma solução com concentração próxima à desejada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com