TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrões de Beleza

Por:   •  21/3/2016  •  Dissertação  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Estadual de Ensino Médio João Triches

            Nome: Julia Tolardo Ullian                  Turma: 104

            Disciplina: Geografia                            Professora: Gisela

Padrões de Beleza

Caxias do Sul, 17 de julho de 2015.

Tema: Identidade e diversidade – nenhum homem é uma ilha

Problema: Como os padrões de beleza afetam na vida das pessoas?

Objetivo geral: Pesquisar e tentar compreender o motivo de as pessoas, principalmente os jovens serem tão afetados pelos padrões de beleza.

Objetivos específicos:

  • Pesquisar sobre os padrões de beleza;
  • Pesquisar como os padrões de beleza influenciam na vida das pessoas;
  • Criar uma apresentação falando sobre a pesquisa feita para turmas de 6° a 9° ano.

Metodologia:

Conceitos como o “bonito” e o “feio” sofrem diversas mudanças com o passar do tempo e também dependem da cultura local. Os padrões de beleza são os tipos de beleza impostos pela sociedade em que a maioria da população sente a necessidade de seguir.

Na década de 40, o considerado bonito, ou seja, o padrão de beleza da época era que as mulheres deviam ser sexys, com quadris largos e seios fartos.

Na década de 60, o padrão de beleza era “mulher-violão”: mulheres com cintura fina, seios fartos e quadris avantajados. Mas visto de outro lado, o padrão para as revistas da época era um estilo tipo magricela, sem curvas e com cabelos curtos.

Na década de 70, o padrão que mudou foi o padrão de beleza masculino que passou a ser de homens com cabelo mais comprido, com menos músculos e roupas unissex. Já na década de 80 com a democratização do videocassete que deu impulso para o surgimento das vídeo aulas de ginastica para fazer em casa, o padrão de beleza era “fitness”.

Na década de 90 o bonito era visto como corpos de supermodelos: altas, com pernas longas, magras e sem exagera de curvas.

No final do século XXI, os padrões mudaram um pouco, o ideal agora era músculos mais exagerados, silicone, pele bronzeada e cabelo liso.

Os padrões de beleza são ditos pela mídia, que está constantemente nos influenciando, e graças a isso o que vemos nos é visto como necessidade. As pessoas veem os padrões de beleza como uma necessidade, necessidade de ter que se adequar ao que é praticamente imposto como “bonito” ou “feio” para ser visto melhor na sociedade. O padrão é imposto, na grande maioria das vezes de modo imperceptível fazendo com que a pessoa ache que ser de tal forma, ter peitos enormes ou cabelos lisos, barriga seca e cintura fina é uma regra da sociedade que todos que seguem esses padrões são melhores.

A padronização da beleza pela sociedade e principalmente pelaa mídia visa uma perfeição, mas perfeição realmente existe? Hoje em dia tudo que se é visto em revistas ou filmes etc é editado, fazendo todos os “defeitos” pré-impostos como defeitos, que seriam o que está fora do padrão de beleza seja retirado.

As pessoas têm se importado muito com o que os outros irão pensar e não com aquilo que realmente são, a maior parcela de culpa de mexer com o psicológico das mulheres é a mídia, o objetivo disso são os lucros pois para ficarem bonitas, ou melhor, dentro dos padrões de beleza as mulheres irão gastar cada vez mais com produtos de beleza, cirurgias plásticas, roupas etc.

Os padrões de beleza não sempre os mesmos, eles se adequam a cultura que constantemente muda, então as pessoas também mudam constantemente seus corpos para satisfazer a sociedade e ser vistos como “bonito” pois querendo ou não temos essa necessidade de ser vistos assim. Porque sem padrão não há lucro, sendo assim a mídia precisa de um padrão.

Nas revistas destinadas a adolescentes sempre é visto algo relacionado a beleza, como: dicas de maquiagem; qual roupa usar para deixar seu corpo mais atrativo, mais dentro dos padrões; qual creme usar ou de que jeito amarrar seu cabelo etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com