TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrões portugueses e internacionais Iso 9000

Projeto de pesquisa: Padrões portugueses e internacionais Iso 9000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

Desenvolvimento

Conceitos de qualidade

A qualidade de um produto pode deferir-se pela sua capacidade de satisfazer as necessidades dos seus utilizadores.

O conceito de qualidade, pode ser diferente para cada pessoa, dependendo da importância dada a cada característica do produto, por exemplo duas pessoas que comprem uma televisão que tenha uma boa qualidade de imagem mas uma má qualidade de som, podem avaliar essa mesma televisão com uma diferente qualidade, pois uma pode dar mais importância a uma boa qualidade de som, e outra pessoa pode preferir uma melhor qualidade de imagem.

Para se definir a qualidade de um produto, deve se ter em conta todos os seus pontos de utilização, no caso de uma tv, a qualidade de imagem, de som, etc e tendo todos estes pontos em conta atribuir a qualidade a um produto.

Normas portuguesas e internacionais Iso 9000

A designação de ISO 9000 define um conjunto de normas técnicas que garantem um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral.

ISO é uma organização não governamental fundada em 1947, com sua origem em Genebra, e estando atualmente presente em cerca de 162 países. Tem a função de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

A nomenclatura de "International Organization for Standardization" faz com que esta tenha diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em Inglês, OIN em Francês, OIP em P ortuguês) e dado a esse facto os seus fundadores decidiram usar a abreviatura de ISO, proveniente do grego que significa “igual”, já que o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças. Isto fez com que qualquer que seja os países ou idioma, a abreviatura será sempre a mesma (ISO).

Este conjunto de normas vai facilitar o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, melhorando os processos internos da organização, melhorando o sistema de gestão de qualidade. Elas possuem campos tao distintos de aplicação quanto materiais, produtos, processos ou serviços

A implementação das normas ISSO é uma mais-valia para as organizações, pois confere-lhes maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes – o que vai aumentar a sua competitividade nos mercados. Os processos organizacionais necessitam de ser vistoriados com auditorias externas independentes.

O país que está no topo dos que mais crescem em termos de números de certificações em 2010 é a China que lidera com 39.961 certificações, logo atrás fica a Rússia com 9.113

Ferramentas da qualidade

As Ferramentas da Qualidade são técnicas usadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que possam ser encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

As ferramentas da qualidade foram construídas, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes, constituindo uma vais valia para os sistemas de gestão, que consiste num conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.

Existem sete ferramentas da qualidade, fazendo parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem fazer parte dos programas básicos de formação das organizações, fazendo parte do conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, são estas:

Fluxograma

Folha de Verificação

Diagrama de Pareto

Histograma

Diagrama de Dispersão

Cartas de controlo- mostram tendências pontos de observação num período de tempo. Calculam-se limites de controlo aplicando-se fórmulas simples aos dados processos. Podem ser feitas através de dados por variável (mensuráveis) como com dados por atributo (discretos)

Curva abc

A curva Abc tem tido bastante utilização na gestão de stock para a definição de políticas de vendas, planeamento da distribuição, programação da produção e uma série de problemas que ocorrem na vida das empresas, quer sejam estas de características industriais, comerciais ou de prestação de serviços.

Resumidamente uma análise ABC consiste na separação dos artigos em stock em três grupos de acordo de acordo com o valor das encomendas anuais (quando se trata de produtos acabados), ou de acordo com o valor de consumo anual (quando se trata de produtos em processo ou matérias- primas).Calculando-se o valor de consumo anual ou o valor das encomendas e determinado multiplicando-se o preço ou o custo unitário de cada item pelo seu consumo ou encomendas anuais.

Gestão das não conformidades

E aconselhado que as organizações possuam procedimentos para registar e avaliar/investigar acidentes, incidentes e não-conformidades. O principal propósito dos procedimentos é evitar que a situação se repita, identificando, e lidando com as causas –raiz. Sendo também recomendado que os procedimentos possibilitem deteta-las, analisar e eliminar as causas potenciais de não-conformidades. Ou seja no fundo uma não conformidade é um não atendimento de um requisito.

Ações corretivas e preventivas

Ação corretiva- e uma ação que visa eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejada, e aplicada depois do erro. Abrir uma ação corretiva num determinado equipamento causa uma paralisação não planeada do mesmo durante o tempo da ação corretiva.

Ação preventiva – e uma ação que visa eliminar a causa de uma potencial não conformidade identificada ou outra situação indesejada, idealizando um potencial erro que poderá acontecer, e se previne antes que estes ocorram. Abrir uma ação preventiva irá fazer com que futuramente o equipamento não terá que ser paralisado para uma ação corretiva o que quer dizer que n existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com