TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo ISO 9001:2000

Monografias: Resumo ISO 9001:2000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2012  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  1.643 Visualizações

Página 1 de 10

ELABORAÇÃO: APROVAÇÃO:

Nome: Nome:

Ass.: Ass.:

( ) Original Cópia: ( ) Controlada

( ) Cópia N.º_______ ( ) Não Controlada

1. OBJETIVO:

Este padrão estabelece o procedimento para Aquisição, atendendo ao item 7.4 da Norma SIQ – Construtoras (ISO 9001 : 2000).

2. RESPONSABILIDADES:

• Diretoria: Aprovar o cadastro de fornecedores de materiais e serviços e validar a contratação de projetos e serviços especializados de engenharia.

• Representante da Administração: Qualificar,contratar e avaliar desempenho dos fornecedores de serviços de calibração dos dispositivos de medição e monitoramento e do fornecedor de consultoria ao SGQ.

• Gerência de Engenharia: Definir contratação de projetos e serviços especializados de Engenharia.Validar análise de medições dos empreiteiros .Validar contratações da alçada do engenheiro residente.

• Engenheiro Residente:Aprovar medições dos empreiteiros mediante a análise de desmpenho,Aprovar requisições de compra de material.

• Gerência de Suprimentos:Coordenar as atividades de cadastramento e inclusão em relação dos fornecedores qualificados de materiais e serviços.Guarda dos registros de aquisição,qualificação e análise de dempenho de fornecedores.Aprovação dos Pedidos de Compra.

• Comprador:Zelar pela interface do almoxarifado da obra com o departamento de Suprimentos.Realizar cotações e compra de materiais controlados e locaçào de equipamentos ,atendendendo no prazo solicitado às Solicitações de Compra emitidas pela obra.

• Almoxarife:Recepção e conferência de materiais adquiridos e equipamentos locados conforme procedimentos.

• Técnico em edificações e mestre de obras:Analisar desempenho do empreiteiros e verificaçào de eqipamentos locados.

• Técnico de Segurança:Avaliar em relação à NR-18 os equipamentos locados.

3. PROCEDIMENTOS:

3.1. AQUISIÇÃO DE MATERIAIS CONTROLADOS:

• A requisição de compra de material deverá ser preenchida na obra pelo Almoxarife e aprovada pelo Engenheiro Residente. Para emissão deverão ser consultados os Procedimentos de Especificação de Materiais (Item 1 – Orientações para Aquisição). Na seqüência deverá ser encaminhada ao Suprimentos.

• O comprador deverá realizar a cotação em no mínimo dois dos fornecedores aprovados ,conforme o Cadastro de Fornecedores Qualificados de Materiais (ANEXO 2), levando em conta as condições comerciais, o prazo de pagamento e entrega, a especificação exatamente como indicada na requisição de compra do material e a incidência de outros acréscimos tais como frete, impostos e outros.

• O comprador deverá emitir o pedido de compra contendo a sua identificação e a do vendedor o prazo de pagamento e entrega acordado, a quantidade, identificação da obra e local de entrega e a especificação correta (se a especificação estiver incompleta de acordo com os Procedimentos de Especificação de Materiais, o solicitante deverá ser consultado). Se houver reincidência em erros de especificação, o setor de Suprimentos deverá abrir um Relatório de Não Conformidade conforme PS 8.3/8.5 para que sejam tomadas as ações corretivas necessárias. Ainda deverão estar indicados o preço unitário e total, alíquota e valor de impostos bem como observações que se façam necessárias.

• O pedido de compra deverá ser vistado pelo Gerente de Suprimentos. O envio do pedido é feito via FAX ou e-mail. O recebimento do material na obra será feito conforme os Procedimentos de Especificação dos Materiais e preenchido o Formulário Análise de Desempenho de Fornecedores de Materiais (ANEXO 3), o qual deverá ser enviado ao Suprimentos até o terceiro dia útil do mês subsequente após análise, o fornecedor que obtiver conceito regular por três fornecimentos no período (independente do critério) receberá Carta de Advertência. O fornecedor que tiver mais do que duas não conformidades no período, poderá a critério da Gerência de Engenharia e/ou da Gerência de Suprimentos ser desativado (excluído do Cadastro de Fornecedores Qualificados de Materiais).

Nota: para todo o fornecedor incluso no cadastro de fornecedores qualificados de materiais deverá existir uma Planilha de Qualificação de Fornecedores (ANEXO 1).

3.2. AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS CONTROLADOS:

• A necessidade de contratação de empreiteiros deverá estar inserida no Plano de Qualidade da Obra. O Engenheiro Residente poderá optar por um dos empreiteiros inserido no Cadastro de Fornecedores Qualificados de Serviços (ANEXO 4), levando em consideração o valor global do contrato, a disponibilidade das equipes e a Análise de Desempenho de Fornecedores de Serviço – Empreiteiros (ANEXO 5).

• Deverá ser validada a escolha pelo Gerente de Engenharia e solicitado aos Suprimentos a emissão de Contrato de Prestação de Serviços (dependendo do tipo de serviço poderão haver variações no contrato, por esta razão não há modelo em anexo, no entanto, em todo o contrato com empreiteiros deverá ser feita alusão a necessidade de cumprir os itens vinculados ao SGQ da empresa, tais como: treinamento nos Procedimentos Operacionais, submissão as auditorias internas e externas, conhecimento da política da qualidade, cumprimento das orientações de segurança, organização no ambiente de trabalho e manutenção de equipamentos sob sua responsabilidade).

• A Análise de Desempenho de Fornecedores de Serviço (ANEXO 5), deverá ser encaminhada juntamente com as medições para a aprovação do Engenheiro Residente e validação pela Gerência de Engenharia.

• Após liberação das medições os registros serão encaminhados ao Suprimentos para pagamento.

Nota: Para toda empresa prestadora de serviços controlados (empreiteira) inserida no ANEXO 4 deverá existir uma Planilha de Qualificação de Fornecedores correlata.

3.3. FORNECEDORES DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ENGENHARIA E PROJETOS:

• A Gerência de Engenharia poderá optar uma ou mais, das empresas relacionadas no Cadastro de Fornecedores Qualificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com