TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paisagismo Sustentável

Trabalho Universitário: Paisagismo Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

PAISAGISMO SUSTENTÁVEL

Pode-se dizer que paisagismo é uma especialidade da arquitetura que pode ser definido como a arte e a técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres. Recentemente, tem-se trabalhado com o conceito de paisagismo sustentável, que consiste basicamente em integrar: beleza, conforto, funcionalidade e respeito ao meio ambiente. E tendo em mente a ideia de que sustentabilidade significa o uso de recursos naturais de forma responsável e consciente, fez com que as pessoas passassem a perceber que o paisagismo também serve para manter o equilíbrio do ecossistema destruído pelo homem. Além disso, as Conferências e Relatórios Internacionais realizados ao logo desses anos, tem sido instrumentos importantes para que as lideranças mundiais e e sociedade reconheçam a necessidade de promover mudanças nos padrões insustentáveis de consumo e produção.

Considera-se que a paisagem é um elemento a ser construído que envolve a criação de projetos de áreas verdes juntamente com tudo que interfere na paisagem: os edifícios, o ambiente urbano, áreas livres de circulação, lazer, recreação, preservação ambiental, entre outros, Essas áreas verdes urbanas são um ajuste para o equilíbrio ecológico o que torna as cidades dependentes desses espaços.A partir disso, o homem começa a perceber a leveza, beleza dos recursos naturais e qualidade de vida que proporciona ao ser, além desse forte poder ecológico, biológico, sustentável e social no mundo.

Podemos dizer que a arquitetura paisagista apresenta uma grande abrangência que vai do planejamento regional urbano à preservação do meio ambiente natural sempre buscando se adequar à realidade do local, e as espécies nativas são as mais indicadas para isso. Então, para o desenvolvimento de um projeto paisagístico, primeiramente deve ser feito um estudo preliminar, onde são levantados os dados do terreno, sua morfologia, a orientação em relação ao sol, que ajudará na escolha da vegetação a ser utilizada, o tipo de solo predominante, finalizando com o levantamento da vegetação existente. Apesar de ser normalmente associado à jardinagem pelo público leigo, a arquitetura paisagista envolve todos os possíveis elementos constituintes da paisagem ecologica, sejam eles naturais ou não.

O paisagismo sustentável se encaixa perfeitamente nesse contento, onde o que se busca é a melhor forma de se adaptar à realidade através de soluções que precisem de menor manutenção ou troca possíveis ao mesmo tempo que possibilita não só a beleza, mas incentiva a biodiversidade e preservação do solo e da vegetação nativa, aproveitamento de todas as plantas além de escolher materiais reciclados, recicláveis, ou renováveis existentes no local.

Uma tendência sustentável e que já vem ganhando o mercado de paisagismo é o telhado verde, também conhecido como ecotelhado. Consiste em um jardim suspenso, cobertura vegetal que pode ser instalado tanto em cobertura de prédios como em lajes ou sobre telhados convencionais, como o de telha cerâmica, fibrocimento, dentre outros, desde que a estrutura suporte a carga. Essa cobertura obtem diversos benefícios ao homem, traz conforto térmico, absorve a água das chuvas, o que atrasa seu escoamento para a rede pública podendo evitar alguns problemas. Além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com