TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Mundial E Nacional - Mudanças Climáticas E Políticas Emergentes.

Artigos Científicos: Panorama Mundial E Nacional - Mudanças Climáticas E Políticas Emergentes.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Panorama Mundial e Nacional – Mudanças climáticas e Políticas Emergentes.

O texto fala sobre as mudanças que estão acontecendo no clima, podendo ser observada na elevação da temperatura, eventos de seca ou excesso de pluviosidade, recuo de geleiras e, alterações no comportamento de plantas e animais. Tudo isso devido a alteração na composição química, causada pelo próprio ser humano, na queima de combustíveis fósseis e na destruição das florestas, podendo ser visível na natureza como:

Dióxido de carbono ou gás carbônico: emitido pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento e alterações no solo.

Metano: Ocasionado pelo consumo de energia, pelas atividades agrícolas, pelas águas residuais e pelos aterros sanitários.

Óxido nitroso: é produzido pela utilização de fertilizantes nas atividades agrícolas, comerciais e orgânicas.

Hidrofluorocarbonetos: São usados na refrigeração, na fabricação de semicondutores, substitutos dos gases cloroflurocarbonetos, que é usado em industrias em aparelhos de ar condicionado, aerossóis e refrigeradores.

Perfluorocarbonetos: Produto usado na fundição de alumínio e enriquecimento de urânio.

Hexafluoreto de enxofre: Normalmente utilizado em indústria pesada.

São os GEEs controloados pelo protocolo Koyo porque contribuem para o aumento do efeito estufa.

Produzindo assim o aquecimento na superfície da terra, gerando o Efeito Estufa.

Outras mudanças podem ser percebidas sobre os ecossistemas, com isso a queda na qualidade de vida, como a falta de água. Porém há soluções possíveis para os efeitos negativos dessas mudanças. Como hábitos de consumo, com desenvolvimento de novas tecnologias , mudanças culturais e com institucionais.

As empresas e os cidadãos precisam mudar seus comportamentos para que em um futuro próximo todos possam usar os recursos naturais de acordo com os princípios de sustentabilidade. Com isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu alguns objetivos, afim de que sejam alcançados até o ano de 2005, com ações dos governos e da sociedade sendo eles:

Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome; Atingir o Ensino Básico e Universal; Promover a Igualdade de Gênero e a Autonomia das Mulheres; Reduzir a Mortalidade Infantil; Melhorar a saúde Maternal ; Combater o HIV/AIDS, a Malaria e outras Doenças; Garantir a Sustentabilidade Ambiental; Estabelecer uma Parceria Mundial Para o Desenvolvimento.

Se todos se unirem e cada um fazer o seu papel, conseguiremos dar um futuro melhor para as nossas futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com