TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralelismo De Alternadores

Artigo: Paralelismo De Alternadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  2.839 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais tem havido uma crescente demanda por um fornecimento de energia ininterrupto e de qualidade. Logo, é importantíssimo ter um sistema de energia confiável, e um dos mais confiáveis atualmente é o com alternadores ligados em paralelo com a rede de energia elétrica da concessionária.

2. PRINCIPAIS RAZÕES PARA OPERAÇÃO EM PARALELO

A origem da idéia de se utilizar alternadores em paralelo foi a de conferir confiabilidade ao sistema, dividindo a potência alimentadora de um circuito entre várias fontes. Mas esta não é a única vantagem de utilizar mais de um alternador em paralelo. Esta forma de ligação é vantajosa sobre diversos pontos de vista. Além disso, pode-se utilizar alternadores em paralelo, em diversas aplicações, desde a alimentação de circuitos eletrônicos de grande importância, passando por cargas como hospitais e shoppings, e chegando até à alimentação de cidades inteiras, que utilizam a energia de diversas centrais de geração.

De fato, a principal vantagem da operação em paralelo de alternadores é, como foi citado acima, a confiabilidade que isto confere ao sistema alimentador. Se uma unidade de consumo de energia, seja ela uma cidade ou uma residência, for alimentada por um único alternador, basta que haja um defeito no mesmo, e esta unidade perderá o fornecimento de energia. Se a geração for dividida entre dois (ou mais) alternadores de menor capacidade de fornecimento, mesmo que ocorra falta em um gerador, os consumidores continuarão sendo alimentados pela potência do(s) outro(s), evitando queda de energia. Por este motivo, vários hospitais, que possuem cargas importantes e que não podem ser interrompidas, utilizam sistema de geração própria.

Outra vantagem da operação em paralelo é a maximização do rendimento das máquinas. Quando há uma única fonte de energia, o valor de sua capacidade nominal é fixo. Desta forma, quando a demanda da carga for baixa, a capacidade da fonte continuará sendo a nominal, caracterizando-se uma queda no rendimento da máquina. Se, por outro lado, forem utilizados diversos alternadores operando em paralelo, alguns deles podem ser desligados do sistema durante determinados períodos em que a demanda da carga for reduzida. Assim, a capacidade nominal do grupo de alternadores cai, mas é suficiente para alimentar a carga a qualquer momento, e o rendimento do mesmo é mantido em um nível satisfatório, melhorando, entre outras coisas, o seu fator de potência.

A operação em paralelo também possibilita maior frequência em atividades de manutenção e verificação das máquinas, utilizando os equipamentos excedentes enquanto uma das máquinas estiver desligada. No caso de empresas e indústrias de grande porte, isso contribui para a redução das perdas financeiras ocorridas quando desligam-se as máquinas para manutenção, pois não há a necessidade de interromper-se completamente a produção.

No caso de uma unidade consumidora onde é esperado um aumento na demanda de energia ao longo do tempo, adicionar alternadores em paralelo com o instalado inicialmente é uma solução interessante, pois reduz o custo inicial da instalação. Se esta técnica não for utilizada, será necessário instalar um alternador com potência nominal superior à que é demanda inicialmente pelo sistema, este alternador operando praticamente a vazio, dependendo do período do dia e do ano. Isto gera perdas de potência e possivelmente (dependendo do tipo de carga) diminuição da vida útil da máquina.

Há ainda um fator físico que corrobora com as vantagens da operação em paralelo. Nos dias atuais, a demanda por energia elétrica assume valores astronômicos, principalmente em regiões urbanas. Na maioria dos casos, tanto a física como a economia, não permitem a instalação de um único alternador que seja capaz de suprir toda a demanda de tais áreas. No entanto, empregando-se vários alternadores em paralelo, as potências nominais dos mesmos se somam, constituindo um total capaz de alimentar uma carga de grande porte como a citada acima.

Por todos estes motivos, a utilização de alternadores em paralelo é aconselhável em algumas situações. No entanto, para que ela seja, de fato, lucrativa, ela deve ser planejada para caracterizar o melhor funcionamento possível. Como regra geral, utiliza-se uma unidade geradora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com