TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parkour

Artigo: Parkour. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  Artigo  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

PARKOUR

Franciele Couto Sandes

O Parkour é uma manifestação da cultura corporal que teve origem na França nos anos de 1980. Baseando-se no método natural, desenvolveu-se a partir de habilidades desenvolvidas através das atividades rotineiras. O método foi dividido em dez habilidades: andar, correr, saltar, escalar, equilibrar-se, arremessar, levantar, lutar, nadar e quadrupedia. Foi David Belle que fez adaptações de algumas técnicas e passou a se dedicar e treinar os movimentos, ele já havia praticado ginástica e atletismo, o que o ajudou na execução dos movimentos, e não podemos deixar de citar que seus parentes também tinham relação com o esporte. Sua principal brincadeira quando criança foi um dos fatores primordiais para a criação do Parkour.

Minha história começa em Lisses, França, onde, quando crianças, eu e meus amigos simplesmente começamos a seguir nosso desejo natural de correr pular e brincar; encontramos maneiras diferentes de nos locomover pela nossa cidade natal, ao invés de andar nas calçadas como todos faziam. Nós pulávamos em paredes, grades, pequenos postes... Mas, enquanto a maioria das pessoas abandona estas brincadeiras quando chega a idade adulta, nós continuamos. (FOUCAN, 2008, p.05).

A cidade onde o Belle morava, Lisses (França), era um subúrbio onde havia muita violência. A enorme diferença ente as classes sociais fomentava a gritante violência, presente principalmente nos bairros mais pobres. Isso contribuía para que as crianças se movimentassem com velocidade para protegerem-se da violência existente no local.

Segundo David Belle, “o espírito no Parkour é guiado em artes a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência”.

O Parkour tem como objetivo superar os próprios medos dos praticantes, enfrentar os desafios que surgirem no dia a dia, ultrapassar os muros, os medos, a insegurança, utilizando para isso movimentos naturais do corpo humano, como correr, saltar e escalar, em associação com técnicas específicas que melhoram o desempenho do praticante perante o ambiente, visando pouco gasto de energia e ganho de tempo. Trata-se de uma prática que explora todo o potencial de quem pratica. Há necessidade de desenvolver o corpo que é usado como única ferramenta para a atividade do Parkour.

De acordo com Bianche apud Cássaro (2008), quem pratica o Parkour ganha o nome de traceur para o sexo masculino, e a traceuse para o sexo feminino. Este nome é derivado de tracer, que significa ir rápido. É essencial para um bom desempenho das atividades terem cautela nos movimentos, é preciso observar três restrições: analisar a capacidade de realizar o movimento, se realmente está preparado; o nível de complexidade que o movimento exige; e analisar o ambiente em que será executado, se é um ambiente rotineiro ou se é um local novo, esses aspectos podem influenciar na segurança e no movimento que será executado.

O Parkour chega ao Brasil por volta de 2004 através da internet, jovens de São Paulo e Brasília começaram a estudar sobre a modalidade, assistiram vídeos na internet criados por Devid Belle e começaram a imitá-lo. Com o conhecimento da modalidade, comunidades foram sendo criadas com o intuito de passar o conhecimento para outras pessoas que se interessassem pelo esporte e, por ventura, quisessem participar. A modalidade enfrentou preconceito da sociedade, os praticantes eram confundidos como vândalos, pois sua prática ocorria em locais singulares e não convencionais. Atualmente, graças principalmente à mídia, o Parkour vem conquistando seu espaço, por ser um esporte novo, que atrai o público jovem. O esporte já vem marcando presença em filmes, em teatro, vídeos na internet e programas televisivos.

O curioso é que as exibições espetaculares do Parkour são um dos principais elementos na popularização dessa prática, inclusive no que diz respeito aos seus ideais de elevação espiritual e filosofia de vida. Incríveis demonstrações de David Belle em vídeos na internet ou em produções ou em produções do cinema, como o que ele protagoniza um filme publicitário de canal BBC ou no filme B13 13º Distrito (em que ele interpreta o personagem Leito), são uma das reconhecidas fontes de disseminação do Parkour. Depois disso, até James Bond, o imortal agente secreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com