TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parkour E Educação Física

Pesquisas Acadêmicas: Parkour E Educação Física. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS NOVAS TENDÊNCIAS

Caro leitor, muito obrigado por visitar e ler este texto elaborado com muita pesquisa, tanto em bibliografias já existentes quanto em experiências no campo de atuação.

O objetivo neste texto é apresentar o PARKOUR como uma prática pedagógica, ou seja, como uma ferramenta de educação dentro de instituições voltadas ao processo de ensino-aprendizagem, como: escolas e academias.

Parkour significa a arte do deslocamento. Nesta modalidade utiliza-se uma série de habilidades do corpo humano em conjunto para dominar o ambiente em sua totalidade, de forma a conseguir se movimentar passando por obstáculos no caminho. Isso se traduz em treinamento de habilidades como escaladas, pulos, equilíbrio, corrida em infinitas possibilidades de combinações utilizando apenas o corpo como ferramenta, e sempre visando à preservação da integridade física em primeiro lugar.

O Parkour possui vários princípios. Princípios de força, eficiência, superação (obstáculos) e integridade física.

Muito embora esta atividade física tenha sua origem militar, hoje é praticado predominantemente de maneira lúdica. Não competitivo, o Parkour nos traz valores mais humanistas e construtivos, e traz inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais.

É uma atividade física intensa, muito divertida e natural, nas aulas de educação física possibilita o autoconhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo em que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem, qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida.

Esse tipo de aula deve ser realizada em salões, salas de ginástica, quadras, tatames ou locais parecidos com estes. É de suma importância que os alunos estejam com roupas confortáveis para a prática desta atividade física como em qualquer outra.

O Parkour deve ser praticado sempre dentro dos limites do praticante. Assim, qualquer um independente da sua condição pode praticar o seu Parkour, o praticante pode utilizar o seu corpo da forma que lhe for melhor quando feito com prudência.

Exemplos de salas de ginástica preparadas pra uma aula de Parkour.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »