TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passa 2 E 3 Etapa 1 Atps Calculo 2

Trabalho Escolar: Passa 2 E 3 Etapa 1 Atps Calculo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 2

A aceleração (símbolo: a) é a taxa de variação (ou derivada em função do tempo) da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo² ou velocidade/tempo. Em unidades do Sistema Internacional, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). No CGS, é quantificada em Gal, sendo que um Gal equivale a um centímetro por segundo ao quadrado (cm/s²). Desaceleração é a aceleração que diminui o valor absoluto da velocidade. Para isso, a aceleração precisa ter componente negativa na direção da velocidade. Isto não significa que a aceleração é negativa. Assim a aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU - movimento retilíneo uniforme. Acelerar um corpo é variar sua velocidade em um período de tempo. A aceleração instantânea é dada por:[1]

em que:

• a é o vetor aceleração;

• v é o vetor velocidade;

• t é o tempo.

Sempre que a velocidade de um móvel varia dizemos que esse móvel está acelerando. A aceleração é, portanto, uma medida da variação da velocidade por intervalo de tempo. Para entendermos melhor este conceito, vou dar um exemplo e o analisaremos com a ajuda de uma tabela.

Um super carro de formula 1 partindo do repouso atinge a velocidade de 100m/s em 10s. Qual será a aceleração média deste móvel nos 10s?

Vamos primeiro observar uma tabela que descreve a velocidade do móvel nos 10s de movimento:

Tempo (s) -- velocidade (m/s)

0 ---------------- 0

1 ---------------- 10

2 ---------------- 20

3 ---------------- 30

4 ---------------- 40

5 ---------------- 50

6 ---------------- 60

7 ---------------- 70

8 ---------------- 80

9 ---------------- 90

10 --------------- 100

Olhando a tabela percebemos que a velocidade do carro aumenta de 10m/s em 10m/s a cada segundo. Este valor de fácil visualização na tabela representa a aceleração escalar do carro e pode ser encontrado utilizando a seguinte equação:

am =∆V/∆t

am = 100m/s / 10s

am = 10 m/s2

Note que a unidade da aceleração é o m/s2 (metro por segundo ao quadrado).

Como na velocidade, aceleração escalar se refere apenas ao valor numérico da grandeza. E, aceleração instantânea é diferente de aceleração média. Lembrando que aceleração média está ligada a um intervalo de tempo ∆t e aceleração instantânea a um instante de tempo t.

Quando um móvel tem sua velocidade variando uniformemente com o tempo, como no exemplo acima, dizemos que este móvel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com