TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pata Da Gazela

Dissertações: Pata Da Gazela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  2.452 Visualizações

Página 1 de 2

I Romances urbanos:

- Cinco minutos (1857);

- A viuvinha (1860);

- Lucíola (1862);

- Diva (1864);

- A pata da gazela (1870);

- Sonhos d’ouro (1872);

- Senhora (1875);

- Encarnação (1893, póstumo).

II Romances históricos e/ou indianistas:

- O Guarani (1857);

- Iracema (1865);

- As minas de prata (1865);

- Alfarrábios (1873);

- Ubirajara (1874);

- Guerra dos mascates (1873).

III Romances regionalistas:

- O gaúcho (1870);

- O tronco do ipê (1871);

A Pata da Gazela

Personagens: Amélia, Horácio, Leopoldo e Laura.

Personagens Principais: Amélia, Horácio e Leopoldo.

Característica:

Amélia: uma mulher bela e rica, vai ser disputada por Horácio e Leopoldo.

Horácio: homem elegante não só no traje como em no trato pessoal, poderia ser considerado um dos príncipes da moda, um dos leões da Rua do Ouvidor.

Leopoldo: pouco favorecido e respeitado de beleza, simples no vestir, trajava luto pesado não só nas roupas negras como na cor das faces e na mágoa que lhe escurecia a fonte, pela perda da irmã.

O processo narrativo

Apresenta o foco narrativo em terceira pessoa, o narrador a emoldurar a história é onisciente e sua visão, portanto, é constante em toda a obra. Ele descreve as personagens, exibe os ambientes, tece comentários críticos sobre as personagens e sobre o pensamento da época. Ao exibir suas personagens, Alencar, vai revelando aspectos do momento histórico em que a obra é construída e seu pensamento crítico sobre esse momento.

Análise

O romance A Pata da Gazela foi escrito baseado no conto A Cinderela. O autor aproveita-se do enredo, no qual uma jovem, ao entrar apressada dentro de uma carruagem, perde um par de seu sapato, que é encontrado por um rapaz. Inquietado pelo calçado, ele sai à procura da dona do objeto, não desistindo até encontrá-la. A partir daí, o romancista desenvolve seu enredo, um texto irônico e crítico sobre a sociedade brasileira do século XIX. O livro é a tentativa de José de Alencar de mostrar como o amor deve ser, não pela plástica como o de Horácio, mas pela alma como o de Leopoldo.

Outra dimensão de um romance é sua historicidade, isto é, seu caráter de objeto produzido num determinado momento histórico, destinado a ser consumido por um público de características específicas e fruto de uma concepção de literatura muito peculiar. No caso de A Pata da Gazela, sua publicação em 1870 imerge-o em plena moda romântica, quando o romance visava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com