TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Pata Da Gazela

Trabalho Universitário: Resumo Da Pata Da Gazela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

O romance A Pata da Gazela foi escrito baseado no conto A Cinderela. O autor aproveita-se do enredo, no qual uma jovem, ao entrar apressada dentro de uma carruagem, perde um par de seu sapato, que é encontrado por um rapaz. Inquietado pelo calçado, ele sai à procura da dona do objeto, não desistindo até encontrá-la. A partir daí, o romancista desenvolve seu enredo, um texto irônico e crítico sobre a sociedade brasileira do século XIX. O livro é a tentativa de José de Alencar de mostrar como o amor deve ser, não pela plástica como o de Horácio, mas pela alma como o de Leopoldo.

Amélia – aspectos importantes

Essas e várias outras atitudes da moça Amélia revelam facetas pouco nobres do seu caráter da heroína do romance, considerando o idealismo romântico na construção das personagens femininas. A moça de boa família, pura e bela não deve ser vista como um ser idealizado, um anjo inocente. Amélia é uma mulher sagaz e, na dança citadina do século XIX reduzida no romance, soube movimentar-se para atingir seus objetivos. Lembremos ainda duas ações da moça que a afastam do modelo de mulher ingênua e angelical: a sua empresa em relação a atenção de Horácio e suas idas à casa de D. Clementina.

O pai de Amélia e o pensamento burguês

O Sr. Pereira Sales, ao receber a carta do pretendente de sua filha, preocupa-se, conversa com a esposa e depois com a filha. O que se depreende desses movimentos das personagens? Quando dialoga com a filha, o pai faz as seguintes observações sobre Horácio: “É um excelente moço; tem alguma coisa de seu; mas anda em certa roda que não me agrada”(p. 56) A roda de moços da moda não agrada ao chefe da família. Por quê? Horácio “tem alguma coisa de seu”, está inserido na roda da burguesia, mas mesmo assim há a preocupação de Pereira Sales. Como já foi observado, o pretendente da mão ou dos pezinhos de Amélia vivia no movimento da moda, não se dedicava ao trabalho com o capital e isso é algo que fere a organização da sociedade burguesa

Mais tarde em sua alcova, enquanto desfazia o penteado, soltando os lindos anéis do cabelo castanho, Amélia recordou-se das palavras apaixonadas que ouvira de Leopoldo na véspera, e comparou-as com a queixas de Horácio. A linguagem do primeiro tinha a eloqüência da paixão; parecia vir do íntimo, do mais profundo coração. A linguagem do segundo tinha a graça da sedução: era a vibração passageira das cordas d`alma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com