TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias Comuns Em Obras

Trabalho Universitário: Patologias Comuns Em Obras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 4

Patologias comuns em obras

Construindo Melhor16 de janeiro de 2007

Desagregação superficial – Acabei de fazer um piso e ele está esfarelando, o que aconteceu?

A desagregação superficial normalmente ocorre em garagens de edifícios, devido à elevada abrasão imposta pelo tráfego de automóveis; mas também acontece em calçadas, pisos industriais, quadras esportivas e contra-pisos onde se nota que o concreto desprende poeira da superfície.

Muitas vezes esta patologia está relacionada aos materiais componentes e ao processo construtivo, o que reflete o desconhecimento às normas pelos profissionais que lidam com o assunto e a falta de cuidados na elaboração e aplicação do concreto.

O fato do piso “esfarelar” indica que houve fraca ligação do aglomerante, neste caso o cimento, com os demais materiais utilizados. Isto provoca a desagregação do concreto, os agregados ficam soltos ou são fáceis de remover.

As principais causas são exsudação no concreto, onde parte da água utilizada na mistura migra para a superfície – implicando nesta região elevado fator água/cimento e, conseqüentemente, menor resistência à abrasão -, baixo teor de cimento, areia contaminada com matéria orgânica que inibe a hidratação do cimento, excesso de água de amassamento, falta de cura, aplicação do concreto vencido, excesso de desempeno, aplicação do concreto sobre base absorvente ou ressecada, água de amassamento contaminada inibindo as reações do cimento e excesso de vibração.

Será que o atendimento às normas pode evitar este problema?

Na maioria dos casos sim. O cumprimento às normas é obrigatório, não só para atender ao Código de Defesa do Consumidor (vide artigo Nº 39 do Código de Defesa do Consumidor), mas também com a finalidade de orientar os profissionais para as melhores práticas e, assim, evitar a ocorrência destes problemas.

Abaixo, segue a relação de algumas causas e de que forma as normas, se respeitadas, podem evitar as patologias.

CAUSAS MAIS FREQÜENTES CONSIDERAÇÕES NORMATIVAS

Exsudação do concreto

NBR 12655:2006 – o profissional responsável pela execução deve escolher o tipo de concreto, consistência, dimensão dos agregados e demais propriedades de acordo com o projeto e com as condições de aplicação. Deve também verificar e atender todos os requisitos da norma. O traço irá determinar a qualidade de acabamento e poderá minimizar a ocorrência de outras patologias, tais como a exsudação da água de amassamento.

Baixo teor de cimento

NBR 12655:2006 – Se dosado empiricamente deve atender a um consumo mínimo de 300kg por metro cúbico de concreto para a classe C10.

O cimento utilizado deve atender às normas respectivas e possuir o selo de qualidade da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland.

Areia contaminada com matéria orgânica

A norma NBR 7211:2005 determina os limites máximos aceitáveis de substancias nocivas, como por exemplo, 3% para torrões de argila, 3% de materiais finos e 10% de impurezas orgânicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com